Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

11/jul
Cristina Cruz
3 formas de melhorar a capacidade da sua rede sem fio

É muito comum ao pensar em performance da rede sem fio associar com problemas relacionados à velocidade de navegação, não é mesmo? Afinal, todos querem realizar suas atividades por meio dos seus dispositivos móveis, sem sofrer com tempo de carregamento ou passar por longos travamentos.

Esse é um pensamento natural e correto, pois o primeiro impacto em um baixo desempenho na rede, sem dúvida, são os vários aborrecimentos. Mas, esse é um problema que vai muito além e que até nos coloca em risco em diferentes formas.

No post de hoje, mostraremos que o impacto da performance da rede sem fio vai além da navegação lenta e travamentos e também vamos apresentar 3 formas efetivas de melhorar sua capacidade de uso. Continue conosco e saiba mais:

Baixa produtividade e riscos à segurança estão associados à performance da rede sem fio

Para usuários domésticos o risco é baixo ou ainda o impacto é pequeno, mas quando pensamos em empresas a realidade é diferente.

Três abordagens críticas para demonstrar o impacto da baixa capacidade de uma rede sem fio são:

Produtividade

A baixa produtividade, ligada à rede sem fio, tem relação à execução de processos de trabalho. Já a mobilidade faz parte da realidade de grande parte das empresas, pois os dispositivos móveis são essenciais para diversos setores, a exemplo do setor de vendas.

Segurança da informação

A segurança da informação também tem impacto com a nossa rede Wifi de baixa performance. Ao realizar operações, abrimos importantes portas responsáveis por diversas transações, financeiras ou operacionais. A lentidão nos expõe a situações de risco por conta do longo tempo para concluir as operações. Assim, dando brecha para ataques virtuais e roubo de dados.

Prejuízos financeiros

E por fim, prejuízos financeiros, que, na verdade, são uma convergência dos dois tópicos anteriores. São consequências que impactam a qualquer empresa, que investem em infraestrutura de TI, visando o aumento de produtividade, melhoria de processos e incremento das vendas.

Resumindo, a rede sem fio com baixa performance vai muito além do aborrecimento de uma página que não carrega ou um vídeo que trava.

Mas afinal, o que fazer para melhorar a performance da rede sem fio?

Antes de apresentar as nossas valiosas dicas para aumentar a capacidade de desempenho das redes sem fio é preciso atender a dois importantes requisitos que vão garantir que a estratégia adotada vai dar certo.

Quantifique o desempenho atual

Estamos buscando melhorar a performance, certo? Como saber se sua estratégia está dando certo sem saber o desempenho atual?

É preciso fazer o comparativo, pois os números provam tudo. Principalmente, quando é preciso investir na aquisição de ativos de tecnologia para resolver problemas de grande impacto. A principal preocupação sempre será o retorno sobre o investimento.

Saiba exatamente as necessidades de sua rede sem fio

Dados, voz, streaming, transferência de arquivos, etc. O que vai trafegar na sua rede sem fio tem impacto direto na performance. Até uma rede sem fio possui requisitos a serem atendidos, inclusive na questão de segurança de dados.  E saber que ações de melhoria devem ser tomadas passa por saber exatamente o que vai trafegar em sua rede.

Atendido aos requisitos vamos as nossas dicas para melhorar a capacidade de sua rede sem fio.

1.Invista em infraestrutura e suporte para atender aos requisitos críticos

É evidente que o investimento em infraestrutura de rede será fundamental para melhorar a capacidade da rede sem fio. Entretanto, vale destacar que esse processo de compra deve atender a vários critérios.

Além do valor do investimento, que precisa ser compatível com a realidade de cada empresa, como dissemos anteriormente, é preciso atender aos requisitos que foram levantados e também deve-se considerar o suporte técnico ao pós-venda.

2.Faça o gerenciamento de aplicativos e dados de sua rede sem fio

A medida que temos cada vez mais profissionais conectados e aplicativos e dados trafegando em uma rede sem fio a tendência será a queda da performance e o aumento de gargalos durante a realização das principais operações da empresa.

Para isso é preciso implementar políticas e processos de gerenciamento de aplicativos e dados que são trafegados em uma rede sem fio. Isso garante que as transações que são fundamentais para o processo produtivo da empresa não sejam interrompidas por nenhum tipo de gargalo na rede. Esse gerenciamento inclui restrições de segurança.

3.Utilize ferramentas de otimização de redes sem fio

Muitas ferramentas aplicadas a redes sem fio já incluem configurações de classe de serviço (CoS) , qualidade de serviço (QoS) e gerenciamento de recursos de rádio (RRM). Algumas estratégias também incluem o uso de LANs virtuais (VLANs) para isolar e otimizar determinados fluxos de tráfego, especialmente voz e vídeo.

Convergimos em um ponto comum, o aumento de performance, não somente da rede sem fio, mas também o da sua empresa. A exemplo da solução Smart Fi, os equipamentos associados a cada pacote, roteadores, adaptadores Power Line e repetidoras, atendem à demanda de cada empresa e a diferentes cenários de arquitetura de rede.

Além disso, a otimização do sinal Wifi, suporte para atender as necessidades e maior capacidade de conexão são algumas das vantagens que você encontrar ao utilizar a Solução Smart Fi. A nossa recomendação é que você saiba mais sobre essa poderosa ferramenta.

Se você considerou que esse conteúdo foi útil, temos mais 8 maneiras de melhorar a performance da sua rede sem fio.  Acreditamos que você vai apreciar essas dicas adicionais!

Deixe seu comentário