Futebol e suas lições para empreendedores

Escrito por humanos

O futebol é conhecido como o esporte preferido dos brasileiros. Muita gente adora falar sobre o assunto e, quem sabe, já sonhou em trabalhar em algo relacionado ao esporte. Mas, mesmo sem trabalhar diretamente com futebol, é possível empreender aplicando lições que essa atividade ensina cotidianamente. Confira abaixo algumas das relações entre futebol e empreendedorismo e como aplicar ensinamentos do esporte no seu negócio:

 – Divisão de tarefas e trabalho em equipe: é fundamental que os membros de um time saibam trabalhar em conjunto, pois só o talento individual não           resolve a partida e não garante vitórias. Em equipes bem-sucedidas, cada um faz a sua parte e atua em sua área do campo, assim como nas empresas, onde há quem pensa o negócio e quem executa as diversas atividades. É preciso distribuir tarefas, confiar na equipe e atuar em sincronia, baseado em um planejamento, com metas, regras e tarefas a cumprir.

 – Caixinhas de surpresas e criatividade: várias das grandes ideias concebidas pela humanidade vieram de pessoas sem muita experiência, mas que possuíam bom faro para negócios, assim como Bill Gates e Steve Jobs. O mesmo acontece no futebol, no qual um time pequeno pode surpreender a todos sendo campeão em cima de grandes adversários ou indo muito além do esperado em um campeonato.

Leia também: EMPREENDEDORISMO: 5 NEGÓCIOS TRADICIONAIS QUE SE DIGITALIZARAM

– Não se ganha de uma hora para a outra: é impossível ganhar um campeonato ou fechar um bom negócio deixando tudo pra última hora, sem preparação, treino e entrosamento entre os membros do time. Os times se preparam durante anos, investindo em novos jogadores e parcerias para a equipe alavancar. Assim como os novos contratos e planejamentos são feitos a longo prazo, com estudo e discussões.

– Muitas oportunidades: além dos gols, o futebol origina outras atrações, como camisas oficiais, bolas, ingressos para estádios, programas de sócio-torcedor, direitos para televisão e anúncios de todos os tipos de produtos. Tudo isso são oportunidade de negócios encontradas pelos times, o que também vale para o empreendedorismo: você pode construir sua empresa e sua marca com base em uma estrutura ao seu redor, que funcione como uma máquina de lucros.

 – Modas são passageiras: tanto no futebol quanto nos negócios, periodicamente surgem especialistas com novas soluções e conceitos. Muitas vezes, as pessoas adotam essa nova tendência e passam a usar os novos termos, mas, eles chegam e passam quando surgem novas perspectivas ou outras novidades.

 Fonte: Asaas

empresas

Avalie este post

Deixe um comentário