Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Ferramentas para gerar e validar novas ideias

Algar Telecom | 3 de fevereiro de 2016

Como já falamos e todo mundo sabe, inovar é fundamental para se destacar no mercado, principalmente com tantas empresas e startups surgindo todos os dias. Mas mesmo tendo ideias, muitas vezes não sabemos como colocá-las em prática para trazer novos tempos aos negócios. Por isso, o Endeavor listou algumas ferramentas que podem te ajudar no processo de inovação dentro da sua empresa, passando pela geração de novas ideias, depois validação, até a prática. Confira:

# Geração de ideias

 

1 – Funil de ideias

 

Essa ferramenta é para quem pensa em abrir um negócio ou começar um projeto, mas não sabe como chegar à ideia inovadora. São duas abordagens: a primeira tem como base a vivência do empreendedor e a segunda, uma observação do mercado.

2 – Scamper: técnica de geração de ideias

 

Com essa ferramenta, a ideia é facilitar o processo de estimular a criatividade, algo muito difícil para alguns empreendedores. O objetivo é tornar possível a criação de novas versões de um produto ou serviço, ou até mesmo gerar uma ideia diferente para mudar os rumos da empresa. Ajuda a direcionar e organizar um brainstorm e torná-lo positivo.

3 – Mapa Mental para empreendedores

 

A ferramenta utiliza uma informação central, que traz uma série de outras informações, com o objetivo de organizar o pensamento. Ou seja, é ideal para ajudar na rotina diária, identificação de oportunidades e planejamento do negócio, pois organiza pensamentos e ideias de forma ordenada, relacionada, argumentada e visual e pode ser usada nas reuniões de brainstorm.

 

# Validação de ideias

 

4 – Análise 360° da oportunidade de negócio

 

Essa ferramenta é indicada para quem vai começar a empreender. Com ela, você consegue verificar se sua ideia é viável ou não, além de ser guiado tanto em suas reflexões pessoais, quanto em análises dos aspectos internos e externos de um negócio.

5 – Mapa da Empatia

 

O objetivo dessa ferramenta é ajudar a desenvolver novos produtos e serviços, de olho nas necessidades e desejos dos seus clientes. Entender o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve sobre seu produto é essencial, além de saber também as dores e dificuldades ao consumir o produto e o que pode ser feito para superar as expectativas.

6 – JobtobeDone

 

Com esse aplicativo, é possível você entender o que exatamente seu produto ou serviço executa para o cliente e por que expandir a compreensão do que você vende é uma premissa para a construção de negócios sólidos. Ele te ajuda a entender detalhadamente o que leva o consumidor a comprar, identificando concorrentes e contribui para aumentar a percepção de valor da sua marca.

Fonte: https://goo.gl/O8LVuv

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: