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Você sabe como conquistar a parceria de seus funcionários?

Algar Telecom | 15 de julho de 2015

Um dos principais desafios de todo líder empreendedor é fazer com que os funcionários se sintam parte da empresa e sejam parceiros na construção de melhorias para o desempenho dos negócios. Basicamente, o empresário precisa ser transparente, conversar sempre com os funcionários e mostrar que está aberto a opiniões, e deve ter uma atitude positiva. Para ajudar com essa atitude, algumas dicas e passos importantes podem ser seguidos:

 

1 – Estimule sua equipe a fazer treinamentos e a se sentir habituada à empresa. Assim, você terá funcionários competentes, que gostam de trabalhar com você e com os quais você pode contar para o bom desempenho.

2 – Promova reuniões de confraternização com toda a equipe e, nelas, mostre reconhecimento pelos bons resultados obtidos. Isso pode ser feito com premiação por objetivos, o que motiva e entusiasma os funcionários e fortalece a empatia deles com a empresa.

3 – Estabeleça metas atingíveis e estimulantes, para que os funcionários se sintam motivados em alcançá-las e realizados ao cumpri-las.

4 – Ao estabelecer as comissões à equipe de vendas, utilize um sistema de remuneração em que parte dos ganhos venha da venda total da empresa. Isso ajuda a criar um ambiente de cooperação e evita problemas entre as lojas.

5 – Evite que os vendedores façam acordos entre si para ajudar um deles a atingir sua meta e, depois, dividirem as comissões. Quando isso acontece, a empresa paga prêmios injustos.

6 – Certifique-se de ter a medida certa de número de funcionários. Antes de aumentar a equipe, fique atento aos ganhos médios e tenha certeza de aumento real de vendas, para que não haja problemas na relação entre o trabalho a ser feito e os vendedores atuantes.

7 – Exponha de forma transparente sua política salarial, pois a falta de informações ou de esclarecimentos pode gerar desconfortos e especulações na equipe.

8 – Tente antecipar um pouco de aumento todo mês ao pessoal fixo. O aumento de vendas nominais é um bom indicador para o reajuste de salários e para que os funcionários associem seus ganhos com o bom desempenho dos negócios.

9 – Tenha uma organização simples, com atitudes práticas e evite as burocráticas. Muita informação e manuais tornam suas ações automáticas e extensas demais.

10 – Decida e divulgue o calendário e horários no início do ano, para que todos estejam cientes dos principais acontecimentos da empresa e se organizem junto com os negócios.
Fonte: SEBRAE

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