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Como planejar descontos e bonificações?

Algar Telecom | 10 de fevereiro de 2016

Se você é dono de uma micro ou pequena empresa e está começando agora, provavelmente tem muitas dúvidas relacionadas a precificação, fluxo de caixa e, principalmente, formas de inovar em sua área de atuação para atrair os clientes. O que mais estimula o consumo são promoções e descontos. O economista Samy Dana afirma que os consumidores gostam de liquidações e bonificações porque se sentem espertos ao comprar algo que querem por um preço tão baixo.

No entanto, as empresas precisam saber a forma certa de planejar promoções de vendas para atrair os clientes. E é para ajudar a fazer isso da melhor forma que o SEBRAE produziu um documento com informações básicas para proporcionar ao seu negócio um aumento nas vendas, sem prejuízos ou perda de competitividade, por meio de estratégias, como descontos, que incentivam o cliente a consumir, agregando valor ao produto.

Para que as promoções sejam bem sucedidas, o planejamento dessas ações deve levar em consideração os seguintes fatores:

– Relação custo / benefício: antes de determinar qual ferramenta de promoção sua empresa irá utilizar, avalie a relação custo / benefício de cada uma delas;

– Mercado em que a empresa atua: a ferramenta de promoção deve ser adequada ao nicho de mercado de sua empresa;

– Objetivos: a ferramenta de promoção a ser utilizada deve ser escolhida de acordo com o resultado a ser alcançado por sua empresa;

– Período de duração: a promoção deve ter sempre data de início e término determinadas com antecedência;

– Tema: sempre que possível, crie um tema para a promoção, como forma de facilitar a comunicação com o mercado e fixar a imagem na memória do cliente;

– Estoques: prepare os estoques, para que não faltem produtos durante o período promocional;

– Programação de entregas: estabeleça, com fornecedores, uma programação de entregas para o período que garanta a manutenção da ação, sem riscos de ruptura;

– Estimativa de Vendas: defina as quantidades a serem vendidas ao longo do período promocional;

– Comunicação com o mercado: tanto melhor será o resultado da promoção quanto mais eficaz for a comunicação com o mercado.

Acesse o documento completo do planejamento elaborado pelo SEBRAE e prepare sua estratégia, da melhor forma possível.

 

Fonte: http://goo.gl/pBB4cF

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