Artigos Algar Telecom | 15 de janeiro de 2016

7 formas de motivar seus funcionários

Tempo de leitura: 5 minutos

Incentivar a sua equipe é algo fundamental para a saúde dos negócios. Manter um clima agradável, no qual os funcionários se sintam motivados a melhorar e progredir junto com a empresa ajuda a cumprir melhor os objetivos. Por isso, é hora de conhecer e colocar em prática algumas táticas para manter seu time mais produtivo. E isso não quer dizer que você terá que gastar um monte de dinheiro para a gestão de pessoas, mas, sim, entender o que deixa as pessoas felizes no trabalho e usar isso no cotidiano. Confira alguns exemplos de estratégias simples e econômicas para incentivar seus funcionários:

Dê um propósito à sua equipe

O primeiro passo é fazer com que seus funcionários saibam que o trabalho deles é importante. “Fazer essas pessoas lembrarem que trabalham para uma causa maior dá sentido àquela ação do dia, por mais mecânica que ela possa ser. O funcionário não se sente incentivado se não sabe como sua atividade afeta outras áreas da empresa, qual a importância dele nesse processo”, diz Janaína Ferreira, professora do Ibmec Rio de Janeiro.

Não faça reuniões apenas para dar broncas

Muitos empreendedores só falam com os funcionários para dar más notícias e chamar atenção. Mas é importante fazer reuniões para falar dos bons resultados, elogiar o que está sendo feito, mesmo conquistas pequenas e incluir a equipe nas decisões. “Qualquer forma de reconhecimento já é um incentivo. Por meio dele, é como você dizer que acompanha o que a equipe produz, reconhece e divulga esse esforço”, explica Maria Cristina Ortiz, professora da Business School São Paulo (BSP).

Saiba quem são seus funcionários

Para estimular sua equipe, é preciso conhecer as preferências de cada um, o que os deixa animados, o que os incomoda e quais são suas expectativas, ou seja, entender os desafios pessoais para aliar à empresa. “Você não precisa gastar muito dinheiro: o que você precisa é gastar tempo, sentando com sua equipe e ouvindo. Caso contrário, você estará sempre dando estímulos errados”, reforça Maria Cristina.

Leia também: COMO REDUZIR CUSTOS EVITANDO A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS?

Proponha desafios e recompense

Ofereça também pequenos desafios no dia a dia, como solução para problemas da empresa, e recompense os funcionários que conseguirem resolvê-los com prêmios simples, como um vale-presente ou um benefício na própria organização.

Estimule a capacitação

É preciso incentivar seus funcionários a se desenvolverem intelectual e tecnicamente, para que não fiquem estagnados e passem a se sentir desmotivados. “A pessoa tem que se ver crescendo na empresa. Ou seja, relacionando o resultado que traz para a empresa com seu desenvolvimento pessoal”, diz Maria Cristina. E não é preciso desembolsar muito para capacitar a equipe. “Existem centenas de cursos, palestras e eventos de graça e online”, ressalta Janaína.

Feche parcerias com estabelecimentos próximos

É comum empresas fazerem acordos com academias, restaurantes e escolas, que oferecem descontos aos funcionários e essa parceria é uma via de mão dupla: “Seus funcionários ficam felizes e o outro negócio consegue atrair e fidelizar mais clientes. Dependendo do seu tipo de empresa, pode até ser possível oferecer produtos ou serviços para os funcionários do estabelecimento parceiro”, Esmeralda Queiroz, consultora do Sebrae de São Paulo.

Ofereça um espaço extra no escritório

Um momento ou ambiente alegre e organizado anima os funcionários: pode ser uma decoração na mesa, um dia para roupas casuais, um encontro semanal ou um pequeno espaço para relaxar e conversar. “Levar alegria não tem custo nenhum para a empresa e as pessoas se sentem importantes”, ressalta Janaína.

E você? O que faz na sua empresa para estimular seus funcionários?

Fonte: http://goo.gl/60wt9z

empresas

Deixe seu comentário