Artigos Algar Telecom | 1 de outubro de 2015

5 dicas para ajudar a controlar as finanças

Tempo de leitura: 5 minutos

Um empreendedor é alguém com a vida cheia, que tem que se preocupar com diversas atividades para uma boa gestão da sua empresa. Dentre essas atividades, está o controle das contar a pagar, que pode dar muito trabalho e trazer dificuldades para o gestor, mas que é uma ação fundamental para cuidar melhor do capital e dos negócios. Uma boa gestão financeira pode ser a chave para o sucesso e estabilidade da organização. Para ajudar os empreendedores, a se organizarem com as finanças e na gestão das contas a pagar, o site Exame PME listou 5 dicas práticas, que independem do tamanho ou perfil da empresa:

1 – Controle é igual a registro

Para ter controle dos seus custos, é indispensável que todos estejam anotados em sua planilha financeira, mesmo os mais baixos e aparentemente insignificantes, fixos ou variáveis. Organize sua planilha com todas as contas a pagar, data de vencimento e formas de pagamento. Isso ajuda a ter dimensão dos gastos e colocam-nos à mão para melhor controle.

2 – Não misture gastos pessoais e empresariais

Muitos empreendedores têm o hábito recorrente de pagar contas pessoais com o dinheiro da empresa, ou usar dinheiro pessoal para contas empresariais. Isso pode trazer problemas para os resultados finais da empresa e pode complicar o fluxo de caixa.

Leia também: A IMPORTÂNCIA DE SEPARAR AS FINANÇAS DE PF E PJ PARA O SEU NEGÓCIO

3 – Faça planilhas e contas separadas

Para facilitar sua organização, separe esses gastos em planilhas diferentes: uma para os pessoais; outra para os da empresa. Se achar melhor, segmente as da empresa em gastos fixos ou flexíveis. É ideal também manter contas bancárias diferentes: a de Pessoa Física e a de Jurídica. Isso ajuda a controlar pagamentos a clientes e fornecedores.

4 – Organização é tudo

Conhecer todos os detalhes da empresa e ser organizado são passos fundamentais para conseguir controlar as contas. Entender o fluxo de caixa, os serviços contratados, as variações de venda e outros fatores que envolvem a parte financeira são itens importantes para controlar e planejar as finanças da empresa.

5 – Coloque as dicas em prática

Depois de conhecer alguns passos para controlar e organizar suas finanças, é importante saber quais ferramentas podem te ajuda nesse processo. Geralmente, as planilhas são feitas no Excel, mas existem outros programas de gestão financeira bem simples que podem te ajudar também:

– ContaAzul: voltado para pequenas e médias empresas, oferece controle financeiro, de estoque e vendas, integração bancária, emissão de notas fiscais e relatórios gerenciais.

– Bling: oferece caixa de registro de recebimentos e pagamentos, de forma cronológica, além de possibilitar controle de contas bancárias.

– Nibo: centraliza todas as contas a pagar e receber, com boletos e comprovantes anexados.

gestão financeira

Deixe seu comentário