Gestão Algar Telecom | 26 de agosto de 2021

Inovação disruptiva: O que é e qual sua importância?

Tempo de leitura: 5 minutos

A transformação digital tem mudado o mundo como o conhecemos. Um dos fenômenos muito presentes nessa caminhada das empresas em direção ao digital é o que chamamos de inovação disruptiva.

Em suma, a inovação disruptiva é um processo que transforma um produto ou serviço, tornando sua versão original obsoleta. Isto é algo que acaba tendo um grande impacto principalmente no comportamento dos consumidores atualmente.

Mas o que é exatamente esse processo e como ele pode trazer inúmeros benefícios às empresas? Continue lendo para descobrir mais detalhes.

O que é a inovação disruptiva?

O conceito da inovação disruptiva foi definido e tornou-se conhecido pelo livro “O dilema da inovação”, do professor da Harvard Business School, Clayton Christensen. Nele, o professor introduz a ideia de um novo produto ou serviço que perturba um setor existente ou cria um segmento de mercado completamente novo.

Clayton Christensen se baseou em outro conceito explicado pelo economista austríaco, Joseph Schumpeter, chamado de “destruição criativa”. O qual ele usa para explicar que a cada nova revolução industrial ou tecnológica, a concepção anterior era destruída, trazendo inovações.

Ou seja, inovação disruptiva é o conceito de pegar algo já existente e torná-lo mais simples e mais barato. Ou tornar algo acessível a um público que antes não tinha acesso a um determinado mercado.

Empresas disruptivas são aquelas que trazem inovações para o mercado, como a Apple e a Netflix, por exemplo. Hoje, estas empresas são líderes em seus segmentos por terem introduzido novos conceitos e acabaram “desbancando” empresas que não inovaram em seu nicho de atuação.

Qual a influência da tecnologia na inovação disruptiva?

Sabemos que o mundo está sempre passando por grandes mudanças em consequência do avanço da tecnologia. O mercado tem acompanhado o surgimento e aperfeiçoamento de tecnologias disruptivas que estão se tornando cada vez mais essenciais para as empresas. 

Algumas tecnologias têm um grande efeito no mundo dos negócios e podem ser implementadas nas empresas para otimizar estratégias e impactar seus consumidores.

Então, a seguir você descobrirá  algumas dessas ferramentas e quais são os principais benefícios para seu negócio.

Cloud computing

O cloud computing é uma tecnologia que usa a conectividade e a grande escala da internet para hospedar vários recursos, programas e informações.

Ou seja, através dela o usuário pode acessar serviços online, não precisando realizar downloads ou instalação de programas. Além disso, ela pode ser aplicada tanto a nível pessoal quanto empresarial.

Essa é uma tecnologia utilizada pela Netflix e Spotify, por exemplo, onde o cliente só precisa de uma boa conexão com a internet para utilizar o serviço. Ela reduz custos com infraestrutura, centraliza informações, economiza espaço e melhora a experiência do cliente.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma área dentro da ciência de computação que  é responsável por simular a inteligência e o comportamento humano.

Um exemplo de como uma IA pode ser implementada em uma empresa é com o uso de Chatbots, por exemplo. Com eles, as empresas podem oferecer um atendimento programado que pode ficar disponível para o cliente independente do dia ou hora.

Machine learning

Existe uma tecnologia que anda em paralelo com a inteligência artificial, o machine learning

Este é  o princípio de que as máquinas podem aprender por conta própria quando possuem acesso a grandes volumes de dados, através de identificação de padrões e conexão de informações.

Ou seja, no caso de atendimento ao cliente o machine learning identifica os padrões e histórico de compras, por exemplo. Além de várias outras informações que ajudam a empresa a oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para seus consumidores.

Internet of Things (IoT)

A internet das coisas é um conceito baseado em utilizar diversos dispositivos para a interconexão digital de objetos com a internet.

Essa é uma tecnologia que vemos presente em objetos, como carros, relógios, óculos e até mesmo casas inteligentes. Através desse conceito, as empresas podem oferecer um leque grande de soluções inovadoras para seus consumidores.

Qual o impacto da inovação disruptiva no consumidor final?

Depois de entender mais sobre inovação disruptiva e algumas das tecnologias que ela agrega, você deve estar se perguntando qual o impacto dela nos consumidores e qual sua importância para as empresas

Essa prática ajuda os negócios a entregarem soluções mais acessíveis e a gerarem produtos e serviços de baixo custo, o que pode ampliar a sua base de clientes.

Além disso, a inovação disruptiva pode agregar mais valor ao negócio, entregando soluções digitais escaláveis, aumentando o poder de atração, fidelização e de competitividade da marca.

Portanto, é um conceito que oferece muitos benefícios e traz resultados positivos para as empresas. Grandes empresas já utilizam esse formato de inovação e estão colhendo os frutos desse método, se tornando grandes referências em seus nichos de mercado.

Conheça mais sobre a Algar Telecom e tudo que as soluções podem oferecer para te ajudar a otimizar processos e reduzir gastos em sua empresa.

Deixe seu comentário