Artigos Algar Telecom | 4 de dezembro de 2017

5 vantagens em ter um IP Fixo Algar Telecom

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao contratar uma internet para sua empresa é possível que você fique na dúvida se deve permanecer com o IP dinâmico ou contratar um IP Fixo. Esse questionamento pode ser bem comum, então apresentaremos abaixo 5 vantagens para contratar o IP Fixo da Algar Telecom.

O que é IP Fixo Algar Telecom?

Em todas as conexões de um dispositivo com a internet é necessário um protocolo de linguagem. Esse protocolo é o IP e funciona como nosso CPF: é uma sequência de números de identificação do computador na rede.

No IP Dinâmico, todas as vezes que o computador se conecta à internet, ele o fará com um número diferente. Quando temos um IP Fixo isso não acontece. Como o nome diz, esse protocolo é estático e vai permanecer sempre o mesmo em todas as vezes que o dispositivo se conectar.

Algumas configurações de rede e utilizações somente são possíveis com IP Fixo ou serão mais fáceis de realizar se sua empresa possuir um. Veja abaixo 5 dessas situações e as vantagens de contratar o IP Fixo Algar Telecom:

Leia também: Período de home office – como reduzir a geração de resíduos dentro de casa?

1. Configuração de VPNs

As Rede Virtuais Privadas (VPNs) são redes que permitem tráfego de dados de forma mais segura e também permitem o acesso a uma rede interna de uma empresa mesmo de outro ambiente. Uma vez que o acesso é remoto, você precisa saber qual endereço “chamar”.

A figura abaixo demonstra um modelo de VPN simplificada:

Veja que para que seja possível a conexão com a VPN é preciso estabelecer qual IP a máquina vai “chamar”.

2. Configuração de Servidores de Rede

Configurar redes locais também são bem mais fáceis utilizando IP Fixo. Ao definir o servidor da rede, os outros computadores precisarão do seu endereço, ou seja, o IP, para acessá-lo. Inclusive para hospedar seu próprio site. Existem formas de fazer a rede local com IP Dinâmico, no entanto serão necessários serviços e aplicações adicionais.

Pense agora no site da sua empresa. Para que ele mantenha-se ativo precisa estar conectado a um servidor onde está hospedado. Sempre que um usuário entra na sua página ele faz um conexão com esse servidor através do endereço de IP. Se você já tem o IP Fixo Algar Telecom não precisará de outros serviços ou aplicações de terceiros para manter seu site no ar.

3. Sistemas de Câmeras

O mesmo acontece com sistemas de monitoramento de segurança. É necessário atribuir um  número de IP para o circuito de câmeras. Dessa forma elas permitem a conexão a uma rede de computadores e é possível ver em tempo real o que está acontecendo e armazenar as imagens.

4. Mais estabilidade de conexão

Através do IP Dinâmico as conexões são estabelecidas em cada sessão com um protocolo diferente. Para que a internet reconheça o IP que está solicitando o acesso é preciso reconfigurar o IP. Essa configuração é feita automaticamente pelo próprio provedor. Uma vez que isso não acontece com o IP Fixo Algar Telecom, as conexões são mais estáveis e rápidas.

Imagine que você tem um número de telefone. No entanto, todas as vezes que alguém precisa te ligar essa ligação vai para uma central para que a telefonista complete, como era feito antigamente. Com IP Fixo Algar Telecom a ligação é direta o que traz mais agilidade e estabilidade para a conexão.

5. Armazenamento de arquivos na nuvem

Se sua empresa pretende armazenar arquivos em nuvem e realizar o acesso via FTP, fixar o IP da rede é fundamental, para que você sempre tenha acesso a esses recursos, de qualquer local, bastando acessá-los diretamente pelo número de IP fixo atribuído.

IP Fixo da Algar Telecom

A Algar Telecom oferece velocidades de internet de 2 a 200MB, sem franquias e em todos os pacotes de internet é possível adicionar o IP Fixo por um valor acessível.

Consulte a cobertura e os pacotes disponíveis.

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário