Você sabe o que é Voip e qual a importância dessa tecnologia para empresas que atendem seus clientes via telefone?
Se a resposta for não, então você veio ao lugar certo, pois vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia e como implementá-la na sua empresa.
Contudo, se a resposta foi sim, então convidamos você a se aprofundar mais no assunto e algumas dicas de como conduzir a operação do sistema na sua empresa. Boa leitura!
Conheça a solução PABX em nuvem da Algar Telecom!
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O que é Voip?
Voip é a sigla em inglês para Voice Over Internet Protocol, que em português se traduz para Voz Sobre Protocolo de Internet, ou Voz sobre IP ou telefonia IP.
Por meio da internet, o custo das ligações telefônicas cai significativamente ao ser cobrado pelas empresas de telefonia convencionais, o que permite que a sua empresa economize e possa fazer mais ligações, ou seja, vender mais.
Funciona assim: cada pacote é rotulado com um endereço de destino (ou seja, a pessoa para quem você está ligando) e move-se, via internet, da mesma forma como páginas da web e downloads de arquivos.
Assim, além do preço das ligações cair drasticamente, também é possível fazer chamadas de um computador, tablet, telefone ou smartphone de qualquer lugar, bastando apenas uma conexão com a internet em banda larga, um serviço Voip e um dispositivo conectado.
Como é usada a tecnologia Voip?
Basicamente, a Voip transforma os sinais de áudio analógico (a voz) em pacotes de dados que podem ser transmitidos via internet, por meio de protocolos de IP, um conjunto de normas que permite que as máquinas conectadas à internet “conversem”e troquem informações.
Em outras palavras, quando você faz uma chamada via sistema Voip, ele converte sua voz em um sinal digital que é transmitido pela internet até o destino.
Assim, é possível ligar para telefones fixos, celulares ou de computador para computador, usando microfones e alto falantes ou fones de ouvido para se comunicar.
Mas precisamos dizer que o Voip vai muito além disso.
Da mesma forma que é possível converter a voz em sinal digital, a tecnologia Voip também consegue fazer a mesma coisa com vídeos.
Ou seja, a Voip permite fazer videoconferências com qualidade de imagem e áudio, sem atrasos ou custo algum, mesmo que as pessoas estejam a milhares de quilômetros umas das outras.
Para entender melhor, basta pensar em chamadas de vídeo do WhatsApp, em conversas em grupo no Messenger do Facebook ou em videoconferências no Google Meet ou Teams.
Estes são todos exemplos de tecnologias que utilizam a tecnologia Voip.
Como se faz uma ligação Voip?
É possível fazer uma ligação Voip de cinco maneiras diferentes: pelo computador, pelo smartphone, pelo tablet, pelo telefone IP ou por um PABX Cloud, como o PABX em Nuvem da Algar Telecom.
Confira a seguir mais sobre cada uma delas:
Computador
O computador é uma das formas mais conhecidas de telefonia Voip (embora muita gente não saiba) e os principais exemplos que podemos citar aqui são plataformas como WhatsApp, Skype, Google Hangouts, Facebook Messenger, FaceTime, Viber, entre outros.
Ou seja, são aplicativos que fazem chamadas de voz e de vídeo pela internet.
Contudo, esses aplicativos permitem que você faça chamadas somente para usuários que também tenham a mesma ferramenta instalado.
Algumas dessas soluções, como o Skype, por exemplo, oferecem a opção ligar para telefones fixos ou celulares, porém, o custo extra é alto.
Smartphone ou Tablet via Softphone
No caso dos smartphones e tablets, existem várias aplicações, chamadas de Softphones, que utilizam tecnologia baseada em Voip.
Esses aplicativos podem ser instalados nos tablets e smartphones, permitindo ao usuário receber chamadas pela internet sem precisar de um telefone convencional.
Telefone IP
O telefone IP é um aparelho muito parecido com os telefones comuns, contudo, são mais específicos e voltados para Voip.
Em outras palavras, esses aparelhos usam conectores idênticos aos usados nas placas de redes de computadores ao invés do padrão telefônico, o que os torna otimizados para ligações Voip.
Telefone tradicional + ATA
Se você deseja fazer e receber ligações tipo Voip em um número de telefone fixo com o aparelho tradicional, então você vai precisar de um Adaptador de Telefone Analógico (ATA).
O ATA é um aparelho conversor que é conectado à tomada de telefone ou ao roteador que transforma os sinais analógicos em dados digitais para a transmissão via internet.
PABX em Nuvem
O PABX em nuvem é a solução ideal para as empresas que desejam implementar um sistema de telefonia Voip, pois ela centraliza todas as chamadas e informações na nuvem, dispensando grandes investimentos em hardware.
Em outras palavras, sua empresa não terá de se preocupar com instalações e manutenções, ao contrário dos sistemas de telefonia tradicionais.
Um PABX em nuvem funciona basicamente da mesma forma que um PABX tradicional, contudo, conta com recursos poderosos agregados pela telefonia Voip e a tecnologia de nuvem.
Esse sistema pode ser utilizado como o único meio de fazer e receber chamadas, pois pode ser instalado junto com telefones fixos e celulares em linhas convencionais.
Ou seja, um sistema PABX em nuvem, como o PABX em Nuvem da Algar Telecom, garantem conectividade com baixo custo, via conversores ATA e telefones IP.
Por que adotar a tecnologia Voip na sua empresa?
Existem vários motivos para implementar a tecnologia Voip na sua empresa e eles vão desde o custo até a segurança da informação e dados.
Confira a seguir os benefícios de adotar o Voip na sua empresa:
Custo
Diferentemente da telefonia convencional, o Voip em nuvem não requer grandes investimentos em infraestrutura, instalação e manutenção de softwares e equipamentos.
Além disso, as tarifas das operadoras de Voip são bem menores
É possível fazer chamadas de longa distância e internacionais, reduzindo significativamente os gastos com ligações, consumo e outros dados.
Na Algar Telecom, por exemplo, as comunicações e os dados do Voip são feitos em uma única rede, sendo cobrada somente uma mensalidade.
Ou seja, você não vai precisar gastar comprando equipamentos novos ou fazendo manutenções. Basta escolher o plano ideal para atender as necessidades da sua empresa, seja ela grande ou pequena.
Integração
Outra grande vantagem do sistema VoIP é que ele promove a integração entre diferentes áreas da sua empresa, algo fundamental para simplificar e agilizar processos, aumentando a produtividade e tornando a empresa mais eficiente e lucrativa.
A solução da Algar Telecom, nosso PABX em Nuvem, oferece recursos integrados com outras plataformas de comunicação, como email, SMS, aplicativos e redes sociais.
Trata-se, no fim das contas, de uma vantagem competitiva que também permite que a sua empresa personalize a experiência do usuário, como CRM de vendas, por exemplo, o que facilita a comunicação e colaboração entre as equipes.
Mobilidade
Um sistema VoIP permite que você e que os membros da sua equipe exerçam muito mais mobilidade na hora de realizar chamadas.
Você vai poder fazer ligações de onde quer que esteja, sendo necessário apenas um telefone, computador ou tablet conectado à internet.
Trata-se de uma tecnologia fundamental para empresas que contam com um grande número de colaboradores trabalhando remotamente ou em campo, como nos setores de vendas e logística.
Flexibilidade
A telefonia VoIP em Nuvem da Algar Telecom vai oferecer para sua empresa a capacidade de escalar a operação rapidamente.
Em outras palavras, você vai poder estar constantemente adicionando novos usuários e leads de forma fácil e rápida, bastando alguns cliques na plataforma.
Essa flexibilidade é uma grande vantagem competitiva, pois assim é possível manter e ampliar equipes trabalhando em home office e, ao mesmo tempo, absorver o acréscimo rápido com a abertura de novas filiais.
Controle e gestão do TI
Os sistemas de VoIP em Nuvem oferecem uma plataforma de gestão centralizada, com ferramentas que permitem o monitoramento de todas as ligações realizadas e recebidas por cada dispositivo e cada linha.
Isso é muito vantajoso para as empresas, pois assim é possível conferir os gastos em tempo real, de maneira fácil e acessível.
Além disso, a tecnologia permite gravar e armazenar as chamadas, para que possam ser analisadas e consultadas posteriormente quando for o caso.
Também é uma forma de criar analisar melhor cada situação e encontrar a solução mais adequada para os problemas e oportunidades de melhoria na produtividade.
Essa gestão centralizada também é muito útil para equipes de TI, pois é possível configurar e atualizar programas e aplicativos remotamente, em lote, ou seja, em todos os dispositivos da empresa simultaneamente, otimizando o tempo e o trabalho.
Segurança
A tecnologia VoIP também tem um grau de segurança para as chamadas eletrônicas muito mais confiável, pois as ligações são criptografadas e as operadoras trabalham com políticas duras.
Na Algar Telecom, trabalhamos sempre para fazer cumprir os dispostos da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, garantindo, assim, a segurança dos dados dos nossos clientes.
Linha tradicional x Linha Voip: Veja o comparativo
Para entender a diferença entre as linhas tradicionais e as linhas Voip, primeiro precisamos lembrar como era o sistema das linhas tradicionais.
A linha tradicional funciona através de um sistema chamado PSTN (Public Switched Telephone Network, ou Rede Telefônica Pública Comutada).
Esse era o sistema que originalmente transmitia os dados de voz analógicos por meio de fios de cobre interligados por centrais telefônicas (comutadores de circuito), linhas telefônicas, cabos de fibra óptica e links de transmissão de microondas.
A rede analógica também pode ser feita via satélite de comunicação ou cabos telefônicos submarinos, mas hoje é toda digitalizada, permitindo que os telefones se comuniquem com facilidade de precisão.
Já a linha VoIP, como vimos, usa a chamada telefonia comutada por pacotes, ou seja, a informação da voz viaja para o destino em vários “pacotes” de rede individuais via internet. s
No que se atentar ao instalar o sistema Voip em sua empresa?
Apesar de ser um sistema muito bom e mais barato que a telefonia tradicional, os sistemas Voip também podem ter algumas “desvantagens”.
Colocamos o termo entre aspas, pois esses tipos de revés podem ser facilmente contornados com o suporte da sua provedora.
Na Algar Telecom, temos um time de técnicos e especialistas prontos para realizar manutenções e uma equipe de atendimento pronta para tirar dúvidas e resolver problemas.
Mesmo assim, durante a gestão do sistema na sua empresa, você vai precisar se atentar a dois fatores: a oscilação do sinal e a qualidade da operadora. Entenda:
Oscilação de sinal
A internet é o componente-chave dos sistemas VoIP. Sem internet, o sistema não funciona, o que te deixa muito exposto à oscilações ou mesmo interrupções totais.
Por isso, se você deseja instalar um sistema Voip profissional, deve buscar por planos de internet por fibra óptica, que é mais rápida que a banda larga tradicional. Na Algar Telecom você encontra as duas soluções em um só lugar.
Qualidade da operadora
Quando você for contratar qualquer serviço, é fundamental prestar atenção não só na qualidade da banda larga, mas também da provedora.
Se você escolher uma provedora de baixa qualidade, isso pode recusar em situações como ecos, atrasos de áudio e cortes nas ligações, o que vai interferir muito na sua qualidade final.
Portanto, escolha uma operadora com reputação no mercado e na qual você pode confiar, como é o caso da Algar Telecom.
Conheça a solução PABX em nuvem da Algar Telecom!
Perguntas frequentes sobre o que é Voip?
Confira agora alguns frequentes sobre Voip:
O que é Voip e como funciona?
Voip é um sistema de telefonia voltado para fazer ligações via internet para todos os aparelhos, ou seja, fazer ligações de computadores para telefones fixos ou celulares, por exemplo.
Por que usar Voip na sua empresa?
Porque o Voip é muito mais eficiente, seguro e barato do que os PABX tradicionais. A solução em nuvem da Algar Telecom é muito mais eficiente.
Como faço para ligar de um telefone Voip?
Você pode fazer ligações Voip facilmente e de maneira gratuita via aplicativos como Google Meet, WhatsApp ou Messenger do Facebook.
Porém, se você procura uma solução robusta para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa, então conte com PABX da Algar Telecom.
Conclusão
Como vimos, o VoIP é um sistema que permite fazer ligações de qualquer dispositivo para qualquer dispositivo.
Trata-se de uma maneira de otimizar a gestão da sua empresa, ao mesmo tempo que consegue gastar menos com a operação.
Isso porque, ao contratar um serviço como a Algar Telecom, você não terá de se preocupar com detalhes como a compra e a manutenção dos equipamentos e vai poder focar em fazer aquilo que você faz de melhor.
Por isso, conheça o Cloud Phone Pro, o PABX Virtual da Algar Telecom!