Artigos Algar Telecom | 12 de julho de 2017

Algar Telecom sedia encontro do Núcleo de Gestão de Sustentabilidade

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A unidade da Algar Telecom, localizada em São Paulo, sediou em 29 de junho um encontro referente à Speaker Series de Governança Corporativa e Sustentabilidade, promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral (FDC). O evento, que contou com a participação de membros parceiros do Núcleo e foi conduzido por Pedro Passos, co-fundador e Presidente do Conselho de Administração da Natura, discutiu questões importantes relacionadas à Sustentabilidade e governança das empresas.

Os principais assuntos debatidos pelos diretores executivos e conselheiros presentes no encontro foram a possível institucionalização dos valores dos fundadores no sistema de governança das organizações e como é possível levar tópicos socioambientais para a conversa do Conselho de Administração. Além disso, os benefícios de implementar um sistema de metas socioambientais que influenciam o bônus dos executivos e como tratá-lo dentro da empresa também foram abordados pelos presentes.

Para a Algar Telecom, ser membro e sediar um encontro que tem como temática central a questão da sustentabilidade está completamente alinhado com os ideais da empresa, uma vez que o assunto sempre teve papel de destaque no posicionamento da organização. Para Jean Borges, presidente da Algar Telecom, ser uma empresa sustentável significa ser a favor do meio ambiente e também estar preocupado com valores que contribuem para o bem comum. “Para nós, ser sustentável significa agir com transparência, eficiência e respeito, compartilhando o bem para toda a comunidade na construção de um futuro melhor”, afirma Jean.

Ainda segundo o presidente, o diálogo constante com stakeholders é fundamental para o engajamento e a promoção das iniciativas sustentáveis da Algar Telecom a toda rede de relacionamento. Assim, iniciativas, como o Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, são de grande valor para a empresa, uma vez que esses eventos buscam influenciar e conscientizar mais pessoas, negócios e a própria sociedade em prol de um temas mais importantes do cenário social e também de atuação das empresas.

A Sustentabilidade na Algar Telecom

Reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a empresa mais sustentável no setor de telecomunicações do Brasil, a Algar Telecom dispõe de uma metodologia própria que auxilia na projeção e também no monitoramento no longo prazo dos investimentos sociais, ambientais e econômicos realizados pela organização. Esse trabalho, que garante a execução, continuidade e aprimoramento das iniciativas da empresa, tem feito toda a diferença no que diz respeito às mais de 40 iniciativas bem-sucedidas da Algar nessa área.

Signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, considerado uma das iniciativas mais importantes de mobilização empresarial para a adoção de valores e princípios voltados para o crescimento sustentável do planeta e promoção da cidadania, a Algar Telecom desenvolve atividades relevantes voltadas para a temática sustentável. Entre as ações de destaque, estão:

  • Destinação adequada dos eletrônicos: disponibilização de postos de coleta para que as pessoas depositem baterias, celulares (inclusive de outras operadoras) ou quaisquer aparelhos eletrônicos que não são mais utilizados;
  • Redução do desperdício de papel: a fim de reduzir o consumo de papel, a Algar Telecom colocou em prática uma série de ações, como a promoção da emissão de faturas online enviadas via e-mail e oferta de serviços e soluções web para os clientes;
  • Consumo consciente de água: a fim de gerar um consumo consciente de água dentro das instalações da empresa, existem ações educativas e medidas preventivas para o seu uso racional. Além disso, está formada a Comissão Interna de Conservação de Água (CICA), responsável por identificar as unidades com maior consumo e criar ações contra o desperdício.

Além dessas iniciativas, há 11 anos a Algar Telecom publica o seu Relatório de Sustentabilidade, que segue as diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI), e apresenta o desempenho e os resultados das operações da organização e de suas subsidiárias ao longo do ano. Conheça mais sobre o relatório de 2016, que teve como tema a Jornada de Transformação.

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Sobre o Núcleo de Sustentabilidade FDC

A sustentabilidade e a responsabilidade empresarial figuram entre os temas mais importantes do cenário atual no que diz respeito à atuação das empresas. Diante disso, a Fundação Dom Cabral (FDC) procurou se antecipar às demandas empresariais e começou a promover e desenvolver programas de formação destinados aos profissionais do mundo corporativo.

Dentro desse conjunto de iniciativas, o Núcleo de Sustentabilidade da FDC investiu esforços para a criação e operação do Centro de Referência em Gestão Responsável para a Sustentabilidade, que tem como objetivo ser o grupo de sustentabilidade corporativa mais relevante do Brasil e com maior influência nos formadores de opinião. Entre as ações desenvolvidas pelo grupo, estão o desenvolvimento de pesquisa aplicável sobre como fazer a sustentabilidade corporativa, tornar claro o valor da gestão sustentável para conselheiros e acionistas e facilitar a acessibilidade e socialização do conhecimento gerado.

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