Artigos Algar Telecom | 2 de dezembro de 2016

Quanto custa abrir uma empresa?

Tempo de leitura: 5 minutos

Pretende abrir uma empresa mas não sabe qual o primeiro passo? Com um planejamento detalhado fica mais fácil identificar quais serão os custos necessários para tirar sua ideia do papel. Pensando nisso, listamos os principais, que estão diretamente envolvidos no processo de abertura da empresa, além de outras despesas com as quais é preciso se preocupar nessa fase inicial. Confira:

Custos fiscais

Cada estado tem suas taxas e também políticas de incentivo. Para não errar, é fundamental se informar previamente, além de recorrer à consultoria de um advogado e um contador.

De forma geral, existem quatro custos dos quais você não deve escapar ao abrir empresa:

  • DARE: Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais
  • DARF: Documento de Arrecadação de Receitas Federais
  • Junta Comercial: taxa destinada ao registro público da empresa
  • Certificado Digital: exigido de empresas que emitem nota fiscal eletrônica para confirmar a sua autenticidade.

O custo dessas quatro taxas ficará por volta de R$ 400 – valor sobre o qual devem ser acrescidos os honorários contábeis, por exemplo. É importante se certificar dos custos envolvidos conforme o tipo de empresa que irá abrir. Se for um microempreendedor individual (MEI), por exemplo, não há pagamentos ao abrir a empresa, mas uma taxa mensal.

Leia também: AS VANTAGENS DE TER UMA MICROEMPRESA NO BRASIL

Capital social

Para iniciar as atividades como empresa, é preciso declarar o seu capital social, ou seja, o valor total a ser investido para que a nova empresa se sustente enquanto não tem faturamento suficiente. O valor representa uma espécie de garantia perante terceiros. E, mais uma vez, o montante varia conforme o tipo de empresa.  

Investimento inicial

Essa sim pode ser uma despesa grande, dependendo do quanto seu orçamento permite. Esse custo está relacionado à compra e instalação de equipamentos essenciais para o início das atividades, como o aluguel da sede da empresa, tecnologia, softwares, máquinas, estoque, entre outros.

Registro de marca

Para registrar a sua marca, que se diferencia da Razão Social e do Nome Fantasia, há diversos custos, que variam entre a consulta inicial até a taxa que garante a exclusividade de uso por dez anos. Todos os detalhes e as tarifas devem ser observados junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Custos variam conforme o tipo de empresa

Elencamos os principais custos imediatos e outras despesas com as quais o empreendedor deve se preocupar durante o planejamento do negócio. No entanto, descobrir exatamente quanto custa abrir uma empresa requer cálculos, é claro, mas essencialmente conhecer a quais gastos o tipo de negócio escolhido está sujeito.

As obrigações e os custos aumentam conforme o porte do negócio. Para escolher o formato jurídico e se preparar para o desafio financeiro de abrir uma empresa no Brasil, conte com a experiência e conhecimento do seu contador, que é quem mais entende dos números e pode melhor orientá-lo na tomada de decisão.

empresas

Deixe seu comentário