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Por que investir na retenção e fidelização de clientes

Algar Telecom | 26 de agosto de 2016

De acordo com pesquisas, o custo para adquirir um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que o custo de manter um cliente existente. Além disso, a retenção de clientes tem outros impactos significativos nos resultados do seu negócio. Segundo pesquisa do Gartner Group, um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar a um aumento nos lucros que varia entre 25% a 125%.

A fidelização de clientes está inserida em um contexto muito amplo, no qual a empresa está voltada para o seu comprador. Ao seguir um conjunto de políticas com foco no cliente, a empresa consegue torná-lo um agente responsável por futuras transformações e mudanças nos negócios, criando, dessa forma, um relacionamento de longo prazo. O cliente fiel, por estar envolvido diretamente com a empresa, é uma constante fonte de renda.

Ele mantém o consumo frequente de produtos e, quando bem atendido, os divulga voluntariamente aos amigos e familiares. Por isso, é importante que empresas, principalmente as MPEs, concentrem esforços de marketing para a base existente de clientes, mantenham a perspectiva integrada, construam relações de confiança, monitorem a qualidade dos produtos e o processo de prestação de serviços e estejam disponíveis no momento em que o cliente precisar.

Os programas de relacionamento têm sido ferramentas cada vez mais utilizadas pelas pequenas empresas a fim de estabelecer vínculos duradouros e rentáveis e ganhar vantagens competitivas. Eles focam na valorização do cliente e agregam mais valor aos processos para que o comprador possa tornar-se leal e defensor da marca diante dos concorrentes, atuando como um parceiro.

Existem várias maneiras de cativar um cliente, como fazer visitas periódicas, revendo suas necessidades, vender não apenas o produto, mas também a solução para a empresa, diversificar seus produtos e serviços, dando mais opções ao cliente, melhorar os serviços de atendimento pós-venda, etc. Tudo isso poderá garantir uma parcela substancial de retenção de clientes, assegurando a manutenção do resultado esperado pela empresa.

E você, o que faz para reter clientes? Compartilhe conosco suas ideias!

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