Artigos Algar Telecom | 20 de julho de 2017

Negócios compartilhados para MPE: praticidade para o cliente e redução de custos

Tempo de leitura: 5 minutos

Os tempos incertos na economia fizeram com que várias empresas buscassem alternativas para se readequarem e se manterem no mercado. Assim, os negócios compartilhados tornaram-se uma forte tendência, visto que a economia proporcionada nesse tipo de empreendimento chamou a atenção de administradores, que enxergam nesse modelo de negócio, a oportunidade de poupar investimentos.

Esse modelo de negócio, no entanto, vai além dos espaços compartilhados. Não é apenas a infraestrutura de um ambiente de trabalho e os custos fixos que são divididos pelos integrantes, mas todo o conceito do empreendimento. Um negócio compartilhado é inteiramente conectado, além da estrutura, os funcionários, as ações de marketing e os clientes também são comuns.

Um exemplo muito difundido é que, no setor educacional, escolas têm se aliado a cursos de língua estrangeira, tirando a necessidade de que o aluno se desloque até outro ambiente para fazer as aulas de idiomas. Os pais gostam da praticidade, pois não precisam enfrentar mais trânsito, levando os filhos em lugares diversos e há uma redução nas mensalidades, pois não é preciso pagar duas escolas diferentes.

Apesar de apresentar inúmeros pontos positivos, ainda existem alguns mitos a serem quebrados quanto à confiança de se trabalhar em conjunto, à propensão ao associativismo, à visão de negócios, à interpretação de quem é de fato o concorrente, entre tantas outras questões. A fim de esclarecer esse conceito, indicaremos a seguir algumas vantagens dos empreendimentos compartilhados.

Vantagens dos negócios compartilhados para MPEs

Combinação de competências

Quando a empresa busca fazer negócios conjuntos com outras empresas na busca da complementaridade, elas estão combinando competências, utilizando know-how, compartilhando riscos e custos para explorar novas oportunidades e aumentando sua abrangência de atuação.

Redução de custos

Ao aderir a um modelo de negócio compartilhado, todos os custos serão divididos, a infraestrutura, os funcionários, o aluguel do local, as campanhas de marketing, a infraestrutura de rede, entre outros. Ao reduzir esses custos, é possível diminuir o valor do produto ou serviço final, garantindo maior satisfação do cliente.

Aumento do poder perante o mercado

Quando a empresa busca fazer negócios em conjunto com outras empresas para aumentar o poder de compra, acaba também pressionando o mercado e ganhando em competitividade.

Melhoria na qualidade de produtos e serviços

Quando a empresa busca fazer negócios conjuntos com outras empresas, elas poderem dividir o ônus de realização de pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos, além de ampliar e melhorar a qualidade de seus serviços e produtos.

Maior satisfação do cliente

Faz sentido afirmar que praticamente todos os esforços empregados ao longo de qualquer negócio são feitos pensando na satisfação do cliente. Além dos itens que impactam diretamente o consumidor, como a melhoria na qualidade dos produtos e a redução dos seus preços, com todas essas vantagens, a própria empresa passa a caminhar melhor e isso também reflete no consumidor.

É importante também entender o momento de transformação que vivemos atualmente em que é preciso criar soluções novas para necessidades antigas. Ter um empreendimento que prospere, economizar, conectar negócios e pessoas são itens essenciais. Dessa maneira, participar do conceito de negócio compartilhado é experimentar tudo isso, de forma simples e moderna.

O conceito de negócio compartilhado surge em um momento em que percebe-se a necessidade de somar forças, compartilhar espaços, somar conhecimento e, sem dúvidas, alcançar o sucesso. Os negócios compartilhados são, acima de tudo, uma forma estratégica de geração de resultados para todos os envolvidos.

E você, já refletiu se a sua empresa poderia se unir a outra e experimentar o conceito de negócio compartilhado? Compartilhe conosco as suas experiências!

Quer conhecer os produtos da Algar Telecom que podem auxiliar o dia a dia da sua MPE? Acesse: https://compre.algartelecom.com.br/

empresas

Deixe seu comentário