Os tempos incertos na economia fizeram com que várias empresas buscassem alternativas para se readequarem e se manterem no mercado. Assim, os negócios compartilhados tornaram-se uma forte tendência, visto que a economia proporcionada nesse tipo de empreendimento chamou a atenção de administradores, que enxergam nesse modelo de negócio, a oportunidade de poupar investimentos.
Esse modelo de negócio, no entanto, vai além dos espaços compartilhados. Não é apenas a infraestrutura de um ambiente de trabalho e os custos fixos que são divididos pelos integrantes, mas todo o conceito do empreendimento. Um negócio compartilhado é inteiramente conectado, além da estrutura, os funcionários, as ações de marketing e os clientes também são comuns.
Um exemplo muito difundido é que, no setor educacional, escolas têm se aliado a cursos de língua estrangeira, tirando a necessidade de que o aluno se desloque até outro ambiente para fazer as aulas de idiomas. Os pais gostam da praticidade, pois não precisam enfrentar mais trânsito, levando os filhos em lugares diversos e há uma redução nas mensalidades, pois não é preciso pagar duas escolas diferentes.
Apesar de apresentar inúmeros pontos positivos, ainda existem alguns mitos a serem quebrados quanto à confiança de se trabalhar em conjunto, à propensão ao associativismo, à visão de negócios, à interpretação de quem é de fato o concorrente, entre tantas outras questões. A fim de esclarecer esse conceito, indicaremos a seguir algumas vantagens dos empreendimentos compartilhados.
Quando a empresa busca fazer negócios conjuntos com outras empresas na busca da complementaridade, elas estão combinando competências, utilizando know-how, compartilhando riscos e custos para explorar novas oportunidades e aumentando sua abrangência de atuação.
Ao aderir a um modelo de negócio compartilhado, todos os custos serão divididos, a infraestrutura, os funcionários, o aluguel do local, as campanhas de marketing, a infraestrutura de rede, entre outros. Ao reduzir esses custos, é possível diminuir o valor do produto ou serviço final, garantindo maior satisfação do cliente.
Quando a empresa busca fazer negócios em conjunto com outras empresas para aumentar o poder de compra, acaba também pressionando o mercado e ganhando em competitividade.
Quando a empresa busca fazer negócios conjuntos com outras empresas, elas poderem dividir o ônus de realização de pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos, além de ampliar e melhorar a qualidade de seus serviços e produtos.
Faz sentido afirmar que praticamente todos os esforços empregados ao longo de qualquer negócio são feitos pensando na satisfação do cliente. Além dos itens que impactam diretamente o consumidor, como a melhoria na qualidade dos produtos e a redução dos seus preços, com todas essas vantagens, a própria empresa passa a caminhar melhor e isso também reflete no consumidor.
É importante também entender o momento de transformação que vivemos atualmente em que é preciso criar soluções novas para necessidades antigas. Ter um empreendimento que prospere, economizar, conectar negócios e pessoas são itens essenciais. Dessa maneira, participar do conceito de negócio compartilhado é experimentar tudo isso, de forma simples e moderna.
O conceito de negócio compartilhado surge em um momento em que percebe-se a necessidade de somar forças, compartilhar espaços, somar conhecimento e, sem dúvidas, alcançar o sucesso. Os negócios compartilhados são, acima de tudo, uma forma estratégica de geração de resultados para todos os envolvidos.
E você, já refletiu se a sua empresa poderia se unir a outra e experimentar o conceito de negócio compartilhado? Compartilhe conosco as suas experiências!
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