MPE Algar Telecom | 27 de agosto de 2021

Metodologia Lean: a filosofia que pode alavancar os seus resultados

Tempo de leitura: 5 minutos

A metodologia lean pode ajudar a reduzir desperdícios. Isso é algo essencial, mas que ainda é um ponto de atenção em muitas empresas. Quem nunca ficou preso naquela reunião que poderia ter sido um email, por exemplo?

Agora pense na origem da metodologia lean: a Toyota. No ano de 2016, o lucro da empresa foi maior que o da Ford e o da GM juntas, mesmo tendo vendido menos unidades no total.

Neste artigo, eu, Leandro Piazza, vou mostrar para você como seguir o caminho da Toyota para construir grandes negócios evitando desperdícios. Você vai entender o que é a metodologia lean, de onde surgiu e como aplicar na prática.

Você vai ler sobre:

O que é Metodologia Lean?

Infelizmente, ainda há muita confusão sobre o que, de fato, é a metodologia lean. Alguns empreendedores e empresários pensam que é apenas uma ferramenta para melhorar os seus resultados.

Mas não. A metodologia lean é uma filosofia, um modo de pensar.

Além disso, Lean significa enxuto. Então, o objetivo do método lean é evitar desperdícios e maximizar a produtividade da empresa.

De onde a Metodologia Lean surgiu?

A metodologia lean tem origem na própria cultura japonesa. Desde antigamente, por conta de vários períodos de fome que os japoneses passaram, foi criada uma cultura de evitar desperdícios ao máximo.

Após a Segunda Guerra Mundial, com a destruição do Japão e, consequentemente, a falta de recursos, a mentalidade de evitar desperdício era novamente necessária.

Foi aí que o fundador da Toyota, Toyoda Sakichi, seu filho, Toyoda Kiichiro e o engenheiro Taiichi Ohno, reuniram-se e criaram as bases para a metodologia lean, que transformaria a Toyota em uma gigante.

A metodologia lean chegou no mundo ocidental com um estudo do MIT falando sobre o futuro dos automóveis. Esse estudo demorou cinco anos e analisou profundamente o Sistema Toyota de Produção.

O conceito lean também foi expandido para o desenvolvimento de startups, sendo conhecido como lean startup.

Os 5 princípios da Metodologia Lean

A metodologia lean tem cinco princípios que são fundamentais para entender o que deve ser feito e que podem levar a sua empresa para a inovação. Vamos ver o que significa cada um desses princípios! 

princípios do lean thinking metodologia lean

1- Valor

O valor, na metodologia lean, é aquilo que o cliente deseja. Assim, é preciso entender o que é valor para o cliente. Essa é a base fundamental para começar a aplicar o método lean.

2- Fluxo de Valor

O segundo princípio é analisar o fluxo necessário para produzir um produto ou serviço. Com base no fluxo de valor, será possível perceber desperdícios para evitá-los. Dessa forma, tudo que não agrega valor é desperdício e deve ser eliminado.

3- Fluxo Contínuo 

Depois de entender o que é valor para o cliente e otimizar ao máximo o fluxo de geração de valor, é necessário garantir que esse fluxo vai rodar da melhor maneira possível, sem interrupções. Isso garante menores tempos de entrega.

4- Produção Puxada

O princípio da produção puxada diz que um novo produto ou serviço só deve ser produzido quando houver demanda. Ou seja, na metodologia lean, a demanda “puxa” a produção.

5- Perfeição 

Tudo isso deve ser feito com perfeição, ou seja, deve haver uma melhoria contínua de todos os processos. Por isso, também, a metodologia lean é uma filosofia, não uma ferramenta que pode ser usada quando der vontade.

Mas como aplicar tudo isso na prática para realmente começar a ver resultados na sua empresa?

Como aplicar a Metodologia Lean? 

Depois de entender a teoria, é essencial colocar tudo em prática. Mas por onde começar a aplicar a metodologia lean, mesmo em empresas pequenas?

Vou te mostrar alguns passos que você pode tomar para evitar desperdícios com a metodologia lean.

Mentalidade Lean

Muitas empresas perdem muito tempo e dinheiro aplicando a metodologia lean por conta desse erro. Elas até conseguem aplicar métodos lean. Mas, por não entenderem que isso é uma filosofia, ela acaba não sendo algo sustentável no longo prazo.

De nada adianta aplicar a metodologia lean se a equipe não tem uma mentalidade lean. Isso se dá porque, em pouco tempo, os antigos padrões de comportamento voltarão junto com o desperdício.

Aplique os princípios

Comece com o básico, estude o que é valor para o cliente. Depois disso, desenhe o fluxo de valor e estude onde você pode eliminar desperdícios. Faça de tudo para seguir os princípios.

Esse processo todo pode ajudar, inclusive, pequenas empresas. Se você sabe o que gera valor para o seu cliente e consegue eliminar desperdícios, poderá ver maiores resultados!

Defina metas 

Como tudo numa empresa (até mesmo na vida pessoal), definir metas pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Por isso, entenda e defina os seus objetivos com a metodologia lean para alcançá-los.

Você pode começar definindo metas por áreas, depois revisar os resultados e ver como pode melhorar. Comece pequeno e vá expandindo.

Erre rápido e barato

Principalmente em novas empresas, erros podem ser muito bons para aprender. O empreendedor não pode ter medo de errar, mas sim, saber como aprender com os seus erros.

Evite desperdícios

A metodologia lean é uma filosofia que pode ajudar a sua empresa a evitar desperdícios e maximizar a produtividade. Foi o método que transformou a Toyota num gigante.

Nesse artigo, eu te mostrei o que é a metodologia lean, de onde ela surgiu e como aplicá-la na prática. E não esqueça, quais são os 5 princípios da metodologia lean?

  • Valor;
  • Fluxo de valor;
  • Fluxo contínuo;
  • Produção puxada;
  • Perfeição.

Se você gostou e quer aprender mais sobre, veja esse artigo que fala tudo que você precisa saber sobre inovação!

Leandro Piazza Empreendedor e Professor Universitário, Leandro é especialista em startups pela Universidade de Stanford (programa Accelerate Your Startup Idea). CEO da 49 educação, é considerado um dos dez melhores mentores do Brasil pelo Startup Awards.

Deixe seu comentário