1. Home
  2. /
  3. Negócios
  4. /
  5. Jornada de trabalho: entenda a relação com o controle de ponto


Negócios Escrito por Algar Telecom | 12 de julho de 2021

Jornada de trabalho: entenda a relação com o controle de ponto

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

qual é a relação da jornada de trabalho com o controle de ponto?

Como um controle de ponto moderno impacta a jornada de trabalho da sua empresa? Confira a nossa postagem e entenda.

A jornada de trabalho é o período em que o colaborador fica à disposição da sua empresa para cumprir a rotina profissional. A carga horária registrada também é utilizada para calcular os pagamentos, benefícios, entre outros.

Porém, esse conceito só funciona quando a sua empresa realiza um gerenciamento por meio de controle de ponto, uma ferramenta que armazena detalhes, como horário de entrada, pausa, saída etc.

Para explicar melhor a relação, preparamos este artigo abordando várias questões relevantes sobre o assunto. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

O que é o controle de ponto?

Basicamente, o é o ato de registrar a jornada de trabalho dos seus funcionários. Neste processo, anotam-se todos os horários do dia do trabalhador, ou seja, a entrada, o intervalo, o retorno do intervalo e a saída.

É um sistema que vem mudando com o passar dos anos, sendo influenciado diretamente pela evolução tecnológica. Veja algumas ferramentas para o gerenciamento da jornada de trabalho:

  • Controle de ponto manual: era utilizado um caderno ou um catálogo no qual os trabalhadores colocavam seus horários de entrada, almoço e saída;
  • Controle de ponto mecânico: a primeira versão do relógio de ponto, funcionava através de um cartão em que se registra os horários;
  • Relógio de ponto eletrônico: registra a hora com o contato direto do trabalhador, não necessitando de anotações manuais ou cartões;
  • Controle de ponto online: trata-se de um software que funciona de maneira online, sem a necessidade de um dispositivo móvel (celular,  tablet)  ou computador.

Qual é a relação entre a jornada de trabalho e o controle de ponto?

Como explicado, a relação entre a jornada de trabalho e o controle de ponto é direta, sendo o primeiro responsável por registrar a realização do segundo. Em outras palavras: sem o controle de ponto, a jornada de trabalho acaba não sendo oficializada.

Além de oficializar a jornada prevista por lei, que tem o limite de 44 horas por semana ou 220 horas por mês, o controle de ponto também é a ferramenta que faz o registro de eventuais horas extras. Isso garante que o colaborador receba seus adicionais e a sua empresa não seja surpreendida no final de cada mês.

Quais os benefícios do controle de ponto para a sua empresa?

benefício do controle de ponto de funcionários

A evolução dessa ferramenta talvez seja um dos maiores benefícios para as empresas. A cada nova versão da ferramenta, os gestores passaram a administrar com muito mais facilidade o horário dos seus colaboradores, visualizando déficits, atrasos, faltas e horas extras.

Além disso, um controle de ponto moderno e efetivo traz os seguintes benefícios:

Maior segurança para todos

Com uma ferramenta capaz de gerenciar a rotina de trabalho dos funcionários, o ambiente de segurança é geral. Os colaboradores ficam tranquilos em saber que serão recompensados de acordo com o tempo exato de trabalho, e a empresa se certifica de que está prestando suas contas a partir de informações válidas.

Redução de custos

Diminuir custos é uma das grandes vantagens de um software moderno. Ou seja, o primeiro fator é que você não utiliza mais sistemas arcaicos como os mecânicos, que constantemente quebravam e demandavam manutenção.

Além disso, sistemas modernos permitem o compartilhamento rápido e simples das informações colhidas no controle de ponto. Assim, é possível trabalhar com tranquilidade e com o mínimo de erro, o que é fundamental tanto para o pagamento dos funcionários quanto para a prestação de contas tributárias.

Facilidade para o trabalho do RH e Departamento Pessoal

Setores, como o RH e Departamento Pessoal, são alguns dos mais burocráticos em qualquer empresa, pois precisam lidar com informações sensíveis em todos os processos. Nesse sentido, quanto mais modernas e eficientes as ferramentas disponíveis nessas áreas, melhor para todos.

A partir de um controle de ponto de alta tecnologia o trabalho é otimizado, bem como a relação entre funcionários e empresa.

Enfim, quando a sua empresa consegue gerenciar por completo e eficientemente a jornada de trabalho dos funcionários, ela consegue reduzir erros nos registros, na folha de pagamento e em outros processos importantes para o equilíbrio do negócio. Por isso, contar com um controle de ponto moderno não é um luxo, mas sim um investimento que impactará positivamente a sua empresa.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora porque investir no controle de jornada digital.

Deixe seu comentário