1. Home
  2. /
  3. Negócios
  4. /
  5. Habilidades básicas de um bom líder


Artigos Escrito por Algar Telecom | 9 de dezembro de 2015

Habilidades básicas de um bom líder

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

A maioria das pessoas que estão em cargos de liderança não tem as habilidades necessárias para ser um bom chefe e um bom líder. De acordo com o especialista em gestão de pessoas Alexandre Rangel, em texto para o Exame PME, muitas vezes, o proprietário de uma pequena ou média empresa pode ser um excelente técnico e empreendedor, mas nem sempre tem habilidades para gerir equipes. Nesse caso, o proprietário não exercita o que é mais importante: liderar as pessoas de forma que as inspire e as faça colaborar de forma comprometida e motivada. Por isso, baseado em sua experiência, Rangel listou as cinco principais características de um bom chefe:

Saber estabelecer objetivos para a equipe e criar metas

Bons chefes sabem da importância de ter um norte para a equipe, pois a falta de orientação causa confusão entre o grupo. Comunicam claramente os objetivos e as metas. Trabalham com foco, definindo poucos e importantes indicadores e acompanham os resultados sistematicamente. Sabem que, para planejar, é preciso estabelecer objetivos. Senão, não há o que planejar.

Leia também: 7 FORMAS DE MOTIVAR SEUS FUNCIONÁRIOS

Saber planejar

Valorizam o planejamento e sabem como envolver as pessoas nesse processo. Seguem o ciclo básico do gerenciamento: planejar, fazer, comparar e corrigir e, assim, transformam os planos em rotina, sem deixar que as ideias fiquem apenas no papel e sejam guardadas em uma gaveta ou prateleira.

Desenvolver os colaboradores

Assumem o papel de treinadores de sua equipe e sabem da importância do feedback no desenvolvimento profissional, pois a falta dele acarreta dúvida nos colaboradores.

Motivar a equipe

Procuram entender o que motiva as pessoas e sabem que não é só dinheiro que gera motivação; conhecem a importância do tratamento pessoal nas relações e reconhecem a inutilidade da bronca. Mais importante: procuram atender às três necessidades básicas das pessoas: ser ouvidas, ser reconhecidas e ter o direito de errar na tentativa de acertar.

Ser aberto a mudanças

Estimulam novas ideias. Usam uma pergunta poderosa: “O que você vai fazer DE DIFERENTE nesta semana para ajudar você mesmo a alcançar seus objetivos?”

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-habilidades-basicas-para-voce-ser-um-bom-chefe

empresas

Deixe seu comentário