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Estratégias de marketing para MPEs

Algar Telecom | 8 de julho de 2016

Mesmo sem uma área especializada em marketing, é possível definir algumas ações para a sua equipe que vão ajudar a fortalecer a marca e a divulgação de seus produtos. A palavra de ordem, no entanto, independentemente disso, deve ser planejamento. Sem ele, as ações serão realizadas ao acaso e nenhum bom resultado será encontrado. E é claro que, como há investimento, é necessário que haja resultados. Para isso, é preciso conhecer todos os fatores internos e externos que permeiam o empreendimento, para ter dados satisfatórios na hora de tomar as melhores decisões.

Confira algumas estratégias de marketing que podem ser adotadas pelas MPEs:

Parcerias

É possível fazer parcerias de divulgação ou montar estratégias de comunicação com parceiros estratégicos. Dessa forma, os custos serão compartilhados e aumentará o valor percebido para o cliente com ofertas mais completas e integradas. Divulgar um produto complementar em seu site pode abrir portas para ter seu produto divulgado nas redes do parceiro, de modo que todos saiam ganhando.

Redes sociais

Essa é uma ótima forma de divulgação. Além de estar próxima ao seu cliente, em um local onde ele tem fácil acesso, é uma forma de divulgação com um ótimo custo-benefício. Sobretudo, se você se mantiver ativo nas redes e buscando sempre cultivar relacionamentos, mais do que vendas. Existem várias ferramentas para usar bem as redes sociais, mas é essencial saber em quais delas o seu público-alvo está, bem como saber identificar a melhor maneira de interagir.

Anúncios

Quanto mais específico for o segmento, mais direcionada pode ser a comunicação. Dessa maneira, você pode escolher um veículo que tenha uma tiragem menor, mas onde seja mais barato anunciar, além de ser focado no seu público específico. Se você tem um negócio geolocalizado, por exemplo, uma pizzaria delivery, só faz sentido usar as mídias locais, como o jornal da cidade, a rádio e os outdoors da cidade, onde o custo é bem reduzido.

Campanha por e-mail

Para ser eficiente, uma campanha de e-mail marketing deve levar em conta o perfil do público-alvo e, com uso de muita criatividade, nunca abusar da paciência dos internautas para ler e-mails comerciais. É preciso observar as regras de privacidade e prestar atenção para não se tornar inconveniente.

Mídia espontânea

Dependendo do apelo de valor do produto, uma boa assessoria de imprensa não será muito dispendiosa e pode valer a pena, pois são profissionais especializados em fazer o seu produto ser mencionado em reportagens e matérias jornalísticas. Ou seja, dá mais credibilidade.

Ao fazer uma campanha de marketing, lembre-se de considerar fatores ligados ao comportamento de compra de um público-alvo e sobre como agem as empresas que lideram o mercado no qual você está inserido. Assim, são maiores as chances da campanha cumprir com o objetivo e obter sucesso.

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