Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Empreendedores: como investir na sua própria capacitação

Algar Telecom | 13 de outubro de 2016

É muito comum o empreendedor pensar que sabe, de forma intuitiva, gerir o próprio negócio. Porém, é necessário muito mais que isso. É preciso investir em capacitação, conhecimento técnico e de gestão, a fim de ter um conhecimento mais amplo de mercado, estar sempre atualizado e pronto para lidar com os desafios cotidianos.

Quanto mais capacitado um empreendedor é, maiores são as chances de conseguir analisar o mercado da forma adequada e de levar a empresa a um crescimento saudável. Pensando em melhores resultados e em seu crescimento pessoal e profissional. Confira a seguir como investir em capacitação para empreendedores:

Busque a melhor forma de capacitação

Existem diferentes maneiras de investir na capacitação de empreendedores. É possível realizar um curso de graduação ou pós-graduação em um assunto interessante para o mercado, ou focar em cursos de menor duração em escolas de capacitação. Também existem ótimas ofertas de cursos online em boas escolas, inclusive as internacionais, sem sair de casa ou da empresa.

Cada uma dessas opções apresenta um enfoque, uma duração e um atendimento específico de acordo com o que você busca. Por isso, vale observar quais são suas maiores necessidades e o que é mais adequado para sua rotina, a fim de descobrir qual a melhor opção para você.

Conheça a sua disponibilidade

Outro fator muito importante é reconhecer qual é a sua disponibilidade para investir na capacitação. Por mais curto que um curso seja, será necessário se dedicar.

Se você tem horários mais flexíveis em seu empreendimento e pode se ausentar ao longo da semana, o melhor é procurar uma forma de capacitação com estrutura mais flexível, como a educação a distância (EAD). Mas, se você precisa concluir os estudos em menos tempo e tem disponibilidade para se dedicar mais, um curso de duração mais curta, porém mais intensivo, funciona bem para a sua situação.

Encontre a instituição adequada

O sucesso da capacitação depende muito da instituição que oferece o curso, em qualquer modalidade. Uma escola renomada e reconhecida pela qualidade certamente oferecerá uma qualificação mais adequada para às suas necessidades.

Por isso, lembre-se de avaliar algumas questões importantes na escolha da instituição. É necessário observar, por exemplo, a metodologia utilizada. Quanto mais aplicação prática o curso oferecer, melhores serão os resultados para o negócio. Além disso, considere a estrutura da instituição. Mesmo que não seja uma estrutura física, como nos casos de educação a distância, observe se as turmas são pequenas e se há atendimento individualizado, além de conferir a qualificação dos professores e os métodos pedagógicos.

Invista em capacitação contínua

O processo de aprendizagem de um empreendedor não termina assim que o primeiro curso é finalizado. Muito pelo contrário: é necessário investir em uma busca contínua e consistente de novos conhecimentos, de modo a se manter sempre atualizado no mercado.

Por isso, mesmo que você já tenha algum nível de capacitação, é fundamental continuar buscando novas formas de aprender mais sobre o mercado e estar sempre atualizado, o que trará mais segurança para a empresa. O investimento em capacitação para empreendedores aumenta, e muito, as chances de sucesso de seus negócios.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: