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Dicas para se preparar para

as vendas de Natal

Redator MPE | 14 de dezembro de 2017

Dezembro é historicamente o mês mais lucrativo para o comércio. A celebração do Natal e demais festividades de fim de ano, somada ao pagamento de bonificações e o 13º salário, promovem um cenário extremamente positivo para as compras, capaz de movimentar bilhões de reais nos mais diversos setores da economia.

O Natal promove o sentimento de solidariedade, de modo que elas ficam naturalmente mais propensas a consumir. A tradição de presentear familiares e amigos também contribui para o aumento de aquisições.

O desafio de quem conduz uma micro ou pequena empresa é saber utilizar-se destas condições favoráveis para atrair a atenção dos consumidores para a sua marca, seja por meio de grandes ou pequenas ações. Uma vez que se sobressaiu dentre as inúmeras concorrentes, é imprescindível que a empresa realize um bom trabalho de gestão, capaz de garantir boa oferta de produtos e ótimo atendimento ao cliente.

Não existem fórmulas definidas a ser seguidas por um empreendedor. É necessário reconhecer as especificidades de cada negócio para saber como utilizar o marketing natalino para potencializar vendas e fidelizar consumidores.  No entanto, algumas práticas podem ser adotadas por todas as MPEs, independentemente do setor. Veja algumas dicas universais:

Invista no bom atendimento

Praticar um bom atendimento é meta a ser buscada durante todo o ano. Mas o Natal exige ainda mais dedicação nesse aspecto, com boas estratégias práticas para garantir a satisfação de quem se relaciona com a empresa. O maior fluxo de clientes na loja e o possível aumento na jornada de trabalho podem desgastar a equipe de vendas, o que compromete a qualidade da prestação do serviço.

O primeiro passo é realizar um treinamento adequado a todos os profissionais, traçando diretrizes específicas de interação com o público. Estimular colaboradores mais experientes a conduzir os mais novos no dia a dia é uma boa estratégia.

Esta época do ano exige que os valores tradicionais para o comércio, como educação e cordialidade, sejam reforçados. Por isto, além da capacitação, é necessário oferecer possibilidades reais de engajamento a todo público interno, como comissões, benefícios e premiações.

Cuidado com a gestão e logística

O fim do ano requer um maior cuidado com toda a logística propulsora de um negócio. Micro e pequenos empresários podem cometer erros graves por não se prepararem para o aumento da demanda. É preciso fazer um planejamento criterioso envolvendo os vários aspectos que envolvem a comercialização.

O estoque, por exemplo, necessita ser abastecido na medida certa para não haver falta nem sobras. Além disso, as mercadorias devem estar organizadas de forma eficiente, pois é indesculpável deixar clientes esperando pela falta de praticidade na procura dos produtos.

Outro ponto de atenção é descobrir quantos funcionários temporários serão necessários para incorporar o quadro. É importante que não só o cargo de vendedor seja levado em conta, uma vez que serviços de produção, entrega, balanço financeiro, organização, limpeza e tantos outros podem ser mais exigidos.

É essencial, ainda, estudar até que ponto os dias e horários de funcionamento  serão alterados. Este planejamento evita perdas por funcionamento excessivo ou insuficiente.

Ofereça promoções de Natal

O aumento da demanda faz crescer também a concorrência. Muitas vezes o fator preponderante para garantir vendas é o preço oferecido. Ações promocionais são fundamentais para atrair a atenção. O importante é sempre proporcionar ao potencial cliente a sensação de que o preço daquele produto torna irresistível a sua aquisição.

As possibilidades de aplicação desta estratégia são ilimitadas, basta um pouco de criatividade. “Compre dois, leve três”, cupons de desconto, balões surpresa, brindes na compra e descontos progressivos são só algumas formas de impulsionar as vendas.    

Proporcione um clima natalino

As pessoas associam o Natal a emoções positivas, como afeto, paz e comunhão. É preciso fazer uso desta característica por meio do marketing sensorial. Isto significa criar um ambiente natalino dentro da loja, capaz de estimular, por meio dos sentidos, todo este conjunto de boas sensações.

Uma bela e agradável decoração natalina, vitrines chamativas, uniformes temáticos, músicas e efeitos sonoros, cartões personalizados e outras ações de estímulo oferecem ao cliente a possibilidade de associar a marca à magia do Natal.

Estenda as ações à internet

O perfil de consumidores mudou nos últimos tempos, de modo que grande parte das pessoas não sai mais de casa para fazer compras. Mesmo quem ainda frequenta lojas físicas pode fazer pesquisas pela internet para escolher as melhores opções. Independentemente do segmento, utilizar-se da internet e do marketing digital para aumentar o alcance no mercado pode ser uma estratégia altamente lucrativa no Natal.

Criar um site personalizado de ofertas, desenvolver aplicativos para dispositivos mobile, montar campanhas para redes sociais, adquirir seguidores virtuais são só algumas boas alternativas para utilizar o mundo digital a favor dos negócios.

Faça sorteios, campanhas e concursos

Em dezembro, as pessoas almejam não só presentear, mas também ser presenteadas. As lojas podem utilizar-se desta característica, despertando nos consumidor a possibilidade de ser contemplado com um grande presente de fim de ano. Promover sorteios de brindes e desenvolver concursos premiados não só estimulam as compras como aumentam visibilidade e o envolvimento entre marca e cliente.

Dê condições de pagamento diferenciadas

Os consumidores estão naturalmente mais dispostos a comprar no fim de ano, mas não significa que sempre dispõem de todos os recursos para fazer aquisições à vista. Por isso, é importante flexibilizar as formas de pagamento para evitar desistências de negociações.

Existem alternativas seguras para o empreendedor e que podem facilitar a obtenção dos produtos, como entrada prorrogada e o parcelamento sem juros no cartão. No caso de e-commerce, as dicas se mantêm, mas devem vir acompanhadas de ainda mais cautela do ponto de vista de segurança.    

Disponibilize produtos exclusivos e temáticos

Uma tendência do cliente moderno é procurar alternativas para fugir dos presentes padrões. Muitos querem ser reconhecidos por sua originalidade no momento de presentear. Ter produtos até então nunca vendidos no estabelecimento e diferentes daqueles ofertados pela concorrência é um grande diferencial.

Mesmo em setores mais difíceis de inovar, é possível encontrar meios criativos para agregar valor às mercadorias tradicionais, como a montagem de kits de presentes e fornecimento de embalagens diferenciadas. Sem contar os produtos temáticos e alusivos ao Natal, que também podem ser sucesso de vendas.  

Diante destas dicas, ficou mais fácil saber se a sua MPE, de fato, já entrou em clima de Natal. Certifique-se de que você está aproveitando ao máximo todas as vantagens trazidas por estes lucrativos e aguardados dias natalinos. Quer conhecer os produtos da Algar Telecom para sua MPE? Acesse: https://compre.algartelecom.com.br/ ou agende uma visita com nossos consultores.

 

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