Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Dicas de finanças para empreendedoras

Redator MPE | 23 de setembro de 2015

As micro e pequenas empresas passam por algumas dificuldades quando se trata de finanças. Para se ter sucesso, é importante saber administrar bem as contas e o dia a dia do negócio, já que são as tarefas que determinam seu capital e, consequentemente, seu retorno financeiro. Em geral, as mulheres que decidem empreender passam por um nível maior de dificuldades nesse aspecto, conforme diz a consultora Denise Damiani, que afirma que as empreendedoras geralmente pensam em todos os aspectos e contam com a ajuda de alguém para pensar na parte financeira por elas. Por isso, a consultora dá três dicas fundamentais para as mulheres que querem assumir suas finanças e ter sucesso no seu negócio.

 

  1. Faça uma avaliação: o primeiro passo é refletir sobre como você lida com os negócios e como poderia melhorar, ou seja, uma autoavaliação sobre sua disposição e organização das tarefas, para ser independente ao cuidar dos assuntos financeiros.
  1. Procure ajuda: mesmo sendo necessário que assuma o papel de chefe e as finanças, você não precisa fazer tudo sozinha, é preciso pensar na sustentabilidade do negócio, por isso, é válido procurar um mentor, alguém que possa te ajudar a refletir sobre a situação da empresa e tomar as decisões certas para controlar as finanças.
  1. Encontre o problema: as dificuldades financeiras têm ser de origens diferentes, podem ser o fato de ganhar pouco com o negócio, gastar muito ou não saber investir. Para saber lidar com esses fatores, é importante que a empreendedora olhe o que entra e pense nas formas de maximizar, olhe o que sai e pense em diminui e entenda qual a melhor forma de fazer um bom investimento com o que sobra. Para isso, também pode ser preciso pedir ajuda.

 

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: