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Artigos Escrito por Algar Telecom | 5 de outubro de 2016

Dicas de como otimizar a gestão da sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

O ambiente empresarial cada vez mais competitivo faz com que a sobrevivência das MPEs dependa da atenção aos detalhes. Para passar por esse desafio, os gestores precisam ter uma visão crítica dentro da empresa, identificando aspectos que podem ser melhorados. Otimizar processos, principalmente os internos, pode significar uma vantagem estratégica frente aos concorrentes.

Para que sua empresa cresça de forma organizada, preparamos algumas dicas que podem melhorar sua gestão empresarial e alavancar o seu negócio. Confira:

Conheça o mercado e seus clientes

É essencial que o empreendedor esteja sempre atento às movimentações, tendências e ao comportamento do mercado no qual sua empresa está inserida. Seja qual for sua área de atuação, é importante conhecer a concorrência, seus clientes, os valores praticados, entre outros. Conhecer cada detalhe pode ser a chave para o sucesso. No caso dos clientes, é preciso entender por completo como eles se comportam e quais motivações os levam a escolher seu produto e não o concorrente, e vice-versa. Eles estão satisfeitos? Seu diferencial é suficiente? Como agregar mais valor? Você e sua equipe devem buscar respostas para essas perguntas.

Leia também: OTIMIZE SUA GESTÃO EMPRESARIAL COM AS SOLUÇÕES ALGAR TELECOM

Mantenha a equipe motivada

Uma equipe motivada pode tanto elevar a produção e os lucros, quanto fazer a empresa estacionar ou pior, regredir. Por isso, é fundamental ter uma estratégia motivacional que mantenha os colaboradores sempre trabalhando com um alto desempenho. Ofereça planos de carreira, programas de incentivo, premiações e benefícios para sua equipe, além de salários atrativos, dentro do praticado pelo mercado. Outra forma de motivar é oferecer treinamento através de cursos e especializações fora da empresa. Investir no funcionário garante sempre um ótimo retorno em produtividade.

Conte com o apoio de especialistas

Existem alguns institutos como a Endeavor ou o SEBRAE que oferecem apoio gratuito para pequenos empresários. Eles podem ajudar a criar um plano de inovação, melhorar suas estratégias de marketing, aperfeiçoar a gestão de fluxo de caixa e controle de estoque, entre outras áreas. Além deles, é possível contratar empresas que se especializaram em executar campanhas de marketing, fazer a contabilidade, além de outros serviços terceirizados.

A dica é utilizar esses serviços de apoio ao empresário para validar e aprimorar seus planos estratégicos. Depois, sempre que possível, contrate serviços terceirizados para executar tarefas que poderiam tomar grande parte de seu tempo.

Atenção à organização do estoque

Muitos empreendedores acabam negligenciando a tarefa de gerenciamento de estoque. Seja por terem dúvidas na execução ou por não entenderem sua real importância. Podem ser diversos os erros de gestão e manutenção de estoques, dependendo da natureza de cada negócio. No entanto, a gestão de estoque é um instrumento essencial para que as duas principais finalidades das empresas sejam alcançadas: o lucro e a satisfação dos clientes. Os empreendedores que fazem um bom gerenciamento de estoque conseguem praticar melhores preços, atender com maior agilidade, além de demonstrar mais qualidade no serviço prestado ou produto comercializado.

Com o alto nível de competição no mercado, a fidelização de clientes pode muito bem ser definida pela administração interna mais eficiente. Ao colocar em prática as dicas acima, certamente, a sua MPE estará bem preparada!

Conhece mais alguma dica de gestão empresarial que deu certo na sua empresa? Compartilhe conosco a sua experiência!

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