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Desafios para quem quer empreender no varejo

Algar Telecom | 26 de janeiro de 2016

Para quem pretende investir em um negócio no varejo, é importante levar em consideração vários desafios, como tributos, falta de mão de obra qualificada, concorrência e mudanças de hábitos dos consumidores. Além disso, é preciso investir em ideias inovadoras e em um diferencial, já que o mercado está repleto de empresas com entregas parecidas e um modelo diferente de empreendimento tem grandes chances de sucesso. Confira os 6 principais desafios que você pode enfrentar:

1 – Concorrência

 

Antes de começar qualquer negócio, faça um amplo estudo do mercado no qual você pretende investir. Isso ajuda a conhecer o produto e os clientes, para melhor suprir suas necessidades.

2 – Mudanças no mercado

 

Com a velocidade da informação proporcionada pela internet, um produto ou tendência pode durar mais ou menos que o esperado ou um lançamento pode virar um sucesso instantâneo. Para se adequar a isso, é essencial que o empresário se mantenha sempre atualizado, com notícias, cursos, palestras e eventos.

3 – Impostos

 

As maiores dificuldades apontadas por quem já atua no varejo se referem à instabilidade econômica do Brasil e as constantes mudanças na legislação tributária. Por isso, é importante que o empreendedor esteja atento aos impostos sobre seu negócio e produto, além dos encargos trabalhistas, e analisando-os frequentemente.

4 – Crédito

 

Quem trabalha no setor esbarra também na dificuldade de conseguir linhas de crédito, sejam oficiais ou privadas devido aos altos juros e burocracia. A maioria usa capital próprio, mas, quem não tem, precisa procurar crédito. Por isso, se pretende abrir um negócio, pense no investimento e em como consegui-lo.

5 – Mão de obra

 

No Brasil, a oferta de mão de obra especializada e qualificada é baixa, e o custo é alto. Por isso, muitas vezes, é dispendioso para o empresário investir nos funcionários por meio de treinamento e qualificação e ele ainda corre riscos de perder pessoal para o concorrente. Por isso, em geral, as micro e pequenas empresas inicialmente contratam e treinam pessoas próxima ou da família para seus comércios, por exemplo.

6 – Inadimplência

 

Um grande problema é a inadimplência dos clientes, que pode trazer transtornos e infelicidade aos negócios. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais e o SPC Brasil, para driblar esse desafio, alguns empreendedores estão usando a estratégia de vender em grande parte por meio de cartão de crédito.

E você, como enfrenta esses desafios no dia a dia de sua empresa? Tem outros exemplos? Conte pra gente!

Fonte: http://goo.gl/GvAzTr

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