Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Custos que você deve levar em conta antes de abrir uma empresa

Algar Telecom | 8 de setembro de 2016

Abrir um negócio requer alguns cuidados especiais. Um planejamento preciso, para que os custos não sejam maiores que a produtividade, é essencial. Principalmente no Brasil, onde existem muitos obstáculos a serem enfrentados pelo pequeno empreendedor para alcançar o sucesso do seu negócio. Confira alguns dos custos que você deve considerar antes de abrir sua empresa:

1- Taxas pagas aos órgãos governamentais: Algumas taxas são cobradas para a legalização da empresa e suas atividades (municipais, estaduais e federais). Esses valores podem variar de acordo com o tipo de empresa, bem como o estado ou o município em que a instituição está sediada.

2- Investimento inicial: É importante estipular o valor para investimento com foco nas atividades da empresa, considerando a compra de equipamentos, aquisição ou aluguel de espaço físico para funcionamento, compra de mobiliário, obtenção de tecnologias ou licenças para uso de softwares específicos, despesas com a contratação de pessoal, entre outros.

3- Custo do produto ou serviço: É importante ainda mensurar os custos com a fabricação de bens ou com a prestação de serviços, para definir o preço final dos mesmos.

4- Marca e marketing: Temos, ainda, custos como registro de marca e planejamento de marketing, afinal, é essencial que haja uma devida divulgação junto ao seu público-alvo.

5- Pró-labore: Por fim, não se pode esquecer o pró-labore para o dono ou sócios da empresa. É necessário que isso seja definido claramente e entre nos custos fixos. Afinal, criamos e implantamos negócios para garantir renda e retorno de investimento.

Nesse sentido, a partir de um simples e bom planejamento financeiro, antes do início da atividade, o empreendedor terá a certeza do capital inicial necessário para concretizar o sonho de seu negócio. É recomendável, no entanto, a contratação de um contador para melhor lidar com as finanças.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: