1. Home
  2. /
  3. Negócios
  4. /
  5. Como lidar com clientes inadimplentes


Artigos Escrito por Algar Telecom | 13 de dezembro de 2016

Como lidar com clientes inadimplentes

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Mesmo tomando as devidas precauções, a inadimplência pode acontecer com qualquer comerciante. Diante disso, como recuperar o crédito do seu consumidor sem prejudicar o relacionamento e ainda conseguir manter o ritmo das vendas?

Por este ser um assunto delicado são exigidas medidas cautelosas na hora de fazer a cobrança. Reaver uma dívida e recuperar o crédito do cliente não é uma tarefa fácil, mas existem algumas ações possíveis e que evitam transtornos e dor de cabeça para ambos. Confira algumas dicas:

1 – Organize um cadastro de clientes

É essencial manter um cadastro abrangente e atualizado de todos os seus clientes, incluindo os inadimplentes. Nele, devem constar e-mail, telefone e endereço, já que esses são os meios mais utilizados para as cobranças, bem como o valor em aberto e a data em que o pagamento deveria ter sido feito. Com esse sistema organizado, você consegue criar uma rotina de cobranças e não permite que dívidas fiquem em aberto por muito tempo.

2 – Identifique os clientes inadimplentes

Antes de tomar uma medida mais extrema, como colocar o nome do consumidor no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, é fundamental identificá-lo no seu sistema e entrar em contato para tentar resolver a situação. Afinal, ele pode estar passando por um mau momento, que impossibilitou o pagamento da dívida. Estabelecer um prazo ou parcelamento maior para quitar a dívida pode ser a solução para o problema. O ideal é adequar sua abordagem ao perfil do cliente, assim, ele verá sua empresa como uma parceira nessa fase difícil.

3 – Mantenha-os ativos em seu sistema

Mesmo que o consumidor esteja na situação de devedor, não o bloqueie de novas compras no momento em que o prazo do pagamento expirar. O atraso pode ter ocorrido devido a um esquecimento, portanto, aguarde de 10 a 15 dias e, então, entre em contato para lembrá-lo da prestação.

4 – Facilite as formas de pagamento

Uma ótima maneira de evitar a inadimplência é fazer uma boa negociação durante a venda. Isso será muito mais vantajoso do que uma recuperação de crédito. Então, procure sempre entender a necessidade do seu cliente e feche um acordo que seja favorável para ambas as partes.

5 – Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia serve para nos auxiliar e facilitar o nosso dia a dia. Por isso, ao invés de fazer diversas ligações que acabam perturbando o cliente, você pode optar, por exemplo, por enviar uma mensagem por celular ou um e-mail para lembrá-lo do pagamento.

Leia também: 5 DICAS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE INADIMPLÊNCIA DE CLIENTES

E você, qual é o tipo de cobrança que sua empresa pratica para clientes inadimplentes? Tem alguma sugestão? Deixe aqui seu comentário!

gestão fiscal

Deixe seu comentário