Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como garantir a produtividade com uma equipe reduzida

Redator MPE | 11 de agosto de 2016

Muitas MPEs contam com equipes pequenas e, embora o desafio possa parecer grande, é possível garantir produtividade sem ter que expandir o número de funcionários e meios para executar as atividades da empresa. Veja abaixo algumas dicas para melhorar a produtividade de sua equipe enxuta:

Invista em uma forte comunicação interna

O líder precisa saber conversar com seu pessoal. É através da comunicação que o trabalho em equipe prospera. Estar preparado para ouvir um funcionário é um sinal de companheirismo, que o faz sentir-se parte do empreendimento, ou seja, o funcionário que é ouvido sente que faz a diferença naquele ambiente.

Além da comunicação por parte do líder, faz-se necessário estimular conversas entre os membros da equipe. Durante a reunião, deixe que os funcionários troquem ideias entre si, esse é outro procedimento semelhante ao quesito de “fazer parte de algo maior”.

Uma boa comunicação interna também torna possível que os colaboradores conheçam as funções desempenhadas por cada um e encontrem meios de contribuir com os colegas. Na falta de um funcionário, outro pode substituí-lo sem que isso cause um grande transtorno para a MPE. Um bom direcionamento das metas e de tarefas também é essencial para que todos possam realizar suas demandas em prol de um objetivo e, assim, prosperar individualmente e coletivamente.

Utilize ferramentas para equipes serem mais produtivas:

Existem ferramentas que permitem a visualização do status das tarefas rapidamente e ainda ajudam a organizar o fluxo das atividades de uma equipe, além de permitir gerenciar possíveis dificuldades encontradas e ajudar a otimizar os processos da equipe.

Tenha um ambiente de trabalho organizado:

Ter um ambiente de trabalho organizado já facilita em vários aspectos. Uma organização dentro dos computadores e do modo de trabalho da equipe também favorece a produtividade e agilidade. Investir no ambiente de trabalho pode ser o que faltava para a sua equipe render mais.

A sua empresa possui equipes pequenas? Como você faz para que a produtividade delas continue boa? Compartilhe conosco nos comentários!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: