Artigos Algar Telecom | 8 de dezembro de 2016

Como fazer um bom planejamento de compras para reduzir custos

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma gestão de estoque bem feita prevê quando determinados itens devem ser repostos. É a partir daí que se torna possível fazer um planejamento de compras correto. O primeiro passo para um bom planejamento de compras é organizar a previsão de vendas, o que varia conforme o prazo estabelecido e o mercado de atuação. No caso de uma loja de roupas, por exemplo, existem períodos específicos de troca de estação, nos quais as coleções mudam completamente.

O próximo passo é ajustar o orçamento da empresa às suas necessidades. É preciso saber exatamente o que vai comprar e quanto vai comprar, sempre levando em conta o fluxo de caixa, as previsões orçamentárias e lucros projetados. Depois, é necessário fazer as compras e o acompanhamento de entrega de seus pedidos.

Leia também: 3 FERRAMENTAS PARA AJUDAR NA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA

Confira, abaixo, quatro dicas importantes para fazer um melhor planejamento de compras para repor o estoque da sua empresa:

1 – Conheça seus fornecedores

Mantenha os cadastros dos seus fornecedores sempre atualizados e estude o mercado antes de fechar o acordo. Confira quais são os diferenciais oferecidos, os preços, as vantagens e desvantagens de cada um. É fundamental avaliar bem esses pontos antes de tomar uma decisão.

2 – Otimize a gestão do estoque

Atualmente, existem muitos softwares – tanto pagos quanto gratuitos – capazes de facilitar a gestão de estoque das empresas. É importante dar a devida importância a esse processo, porque um controle bem feito evita que os produtos fiquem parados ou que você tenha uma sobrecarga de produtos, impedindo o giro.

3 – Faça uma previsão realista de vendas

Uma gestão de estoque bem feita permite descobrir quais são os produtos principais da empresa e qual o impacto deles na receita total. Com isso será possível fazer uma previsão mais realista das necessidades reais da empresa para as próximas compras e identificar os produtos que nunca podem faltar ou mesmo perder a qualidade.

4 – Ajuste o orçamento às necessidades de estoques

É preciso que a lista de compras esteja de acordo com o orçamento disponível no período para essa finalidade. Por isso, é preciso haver sintonia com a área financeira da empresa, que alertará sobre o fluxo de caixa e as previsões de receita, definindo o orçamento real disponível para o planejamento de compras.

É durante o planejamento de compras que a empresa garante a continuidade da oferta dos seus produtos ou serviços no mercado e, assim, conquista a confiança de seus clientes. Portanto, essa é uma questão essencial para que o seu negócio prospere, dê a devida atenção a ela e boas compras!

https://algartelecom.com.br/empresas/gestao-fiscal?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=gestaofiscal

Deixe seu comentário