Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como equilibrar vida pessoal e profissional na hora de empreender

Algar Telecom | 9 de novembro de 2016

É um grande desafio para os empreendedores equilibrar a vida pessoal e profissional. Devido à rotina sempre atribulada por causa dos cuidados com a administração do negócio, além do lado particular de cada um, que também exige atenção, mas que muitas vezes acaba esquecido.

Mas como encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Alcançar o sucesso também significa fazer escolhas e adotar hábitos que resultarão em uma melhor qualidade de vida. Pensando nisso, elaboramos quatro ações para você aproveitar melhor o dia, sem sacrificar a vida pessoal ou a profissional. Confira:

1 – Gerencie o seu tempo

Sabemos o quanto é intensa a rotina de um empreendedor, mas é muito importante definir os horários para se dedicar ao trabalho, às tarefas pessoais e ao descanso. Assim, além de garantir uma vida equilibrada em todas as áreas, é possível executar todas as atividades planejadas e ficar alerta para as eventualidades — evitando problemas e contribuindo ativamente para o alcance dos objetivos. Portanto, mantenha uma agenda sempre organizada e atualizada, com destaque para os eventos mais importantes.

2 – Estabeleça prioridades

Urgente é aquilo que precisa ser resolvido de imediato. Por outro lado, importante é algo que precisa ser priorizado, mas não exige rapidez para a execução, pois há um período de planejamento. Agora que já esclarecemos esses dois conceitos, pare um momento, reflita sobre a sua rotina e defina o que é ou não prioridade . Não se deixe levar pelas urgências.

3 – Divida as tarefas

É fato que existem atividades que só quem é dono do negócio pode executar. No entanto, existem outras que podem ser delegadas a fim de otimizar o tempo do empreendedor para que ele possa dedicar-se à gestão da empresa. Portanto, atribuir as tarefas que não exigem o seu acompanhamento direto aos profissionais responsáveis pode ser ótimo. Dessa maneira, eles se sentem mais valorizados pela confiança depositada neles e você ganha tempo para outros afazeres que precisam de uma atenção maior.

4 – Desconecte-se

Entendo e sei o quanto a tecnologia ao nosso dispor é importante para os negócios. No entanto, durante a execução de alguma atividade que não exija que você esteja ligado ou no tempo de descanso com a família e amigos, desconecte-se e aproveite para focar no momento. Afinal, o mundo não vai mudar tanto assim em duas ou três horas, não é?

Para não se sobrecarregar e conseguir conciliar o tempo para essas duas áreas da vida, é necessário muito planejamento e organização. Dessa maneira, é possível executar todos as atividades com eficácia e aumentar o tempo para cuidar de si e da sua vida social.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: