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Como bombar seu negócio na web

Redator MPE | 9 de fevereiro de 2017

Barata, cheia de gente e fácil de usar. A internet é onde você pode divulgar seu negócio, aproximá-lo dos seus clientes e ainda conquistar novos. Ela é a principal mídia para as pequenas empresas que querem se tornar mais populares.

Há alguns anos, gastava-se dinheiro em folders, jornais e revistas. Atualmente, com a internet, os gastos são voltados para os sites e, mais recentemente, para as mídias sociais. No entanto, é preciso entender como funcionam essas ferramentas para maximizar os ganhos e minimizar o tempo gasto em frente às telas sem tirar real proveito disso. Confira algumas dicas:

Tenha noção de técnicas

Antes de tudo, é preciso entender um pouco do assunto. Não é necessário ter um amplo conhecimento de computação para fazer seu negócio bombar on-line, mas ter alguma noção sobre o que funciona ou não na web pode ser de grande valia.

Contudo, se esse não for seu ramo e você não tiver interesse em aprender, contratar um especialista pode ser uma opção. Afinal, nada como uma ajuda profissional para impulsionar o negócio.

Comece com o básico

Você não precisa, e nem deve, começar com grandes estratégias de marketing digital. Inicie com o básico, como a criação de um site e de perfis nas redes sociais. No entanto, cabe uma pesquisa prévia para identificar em qual local da web seu negócio se encaixa melhor. Não é necessário ter uma conta em cada rede social que existe, afinal, pode ser um desperdício de tempo e dinheiro investir em locais onde o seu público não está.

Invista nas redes sociais

Mais do que fontes de entretenimento, as mídias sociais são grandes meios de divulgação para marcas e negócios. Através delas, as empresas podem ter um contato mais direto com os clientes e identificar suas vontades e necessidades, acompanhar a repercussão de sua imagem online, divulgar novos produtos e promoções, analisar a concorrência e as tendências de mercado, fidelizar, atingir e se envolver diretamente com o seu público-alvo.

Entenda a linguagem de cada rede

No Instagram, por exemplo, o grande foco são as imagens, portanto, basta fazer uma boa foto do seu produto e postar. Não é preciso investir em textos enormes, mas não se esqueça de divulgar uma forma de contato, como email ou telefone. Caso queira passar informações rápidas, o Twitter pode ser uma boa opção. Entretanto, se o seu intuito for vender diretamente pela internet, é essencial investir em um site.

Faça um bom SEO

SEO é a ferramenta de rastreamento do Google que ajuda a ranquear melhor o seu site nas buscas. Criar um SEO eficiente, no entanto, vai muito além de uma boa palavra-chave. A melhor forma de fazer aparecer nos resultados tradicionais do Google é trazer algum diferencial para o usuário que, grande parte das vezes, é o conteúdo.

Tenha um planejamento de conteúdo

Elabore um planejamento de conteúdo que seja o mais plausível para o seu público. Nele, estabeleça qual o tipo de publicação, como produzir e a sua periodicidade. Inclua observações de cada mídia social e a melhor maneira de interagir em cada uma delas.

O conteúdo é o que irá atrair e fidelizar a sua audiência nas mídias sociais e no seu site. Portanto, é importante que ele seja relevante, adequado e agregue valor à mensagem que a empresa deseja passar. Ou seja, é essencial que, para que haja uma boa comunicação, seja criada a mensagem certa, no canal certo, onde essa fará sentido para o contexto do consumidor.

Ouça a audiência

Esteja sempre atento aos comentários sobre o seu negócio na rede. Além de receber um feedback, você pode ter bons insights para implementar na sua empresa. Não se esqueça de responder aos comentários e dúvidas dos clientes. Esteja sempre atento ou tenha alguém que possa ficar à disposição para atender a essas solicitações, isso diminui o tempo de resposta e aumenta as chances de satisfazer o cliente.

Assim como as estratégias de mídias sociais e de marketing mudam, as empresas precisam mudar a maneira de promover seus produtos. Usar a internet é obrigatório para tornar uma marca recém-chegada mais conhecida e se comunicar com os clientes num nível mais pessoal.

E você, já fez um site ou perfil nas mídias sociais para o seu negócio? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas!

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