Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como acertar na hora de contratar um funcionário?

Algar Telecom | 10 de março de 2016

Quem é gestor de uma empresa precisa tomar decisões todos os dias. Quando a empresa começa a crescer, essa carga se torna ainda maior: é preciso aumentar o espaço, a infraestrutura dos serviços, contratar mais funcionários e, mesmo com tantas mudanças, continuar gerindo tudo isso da melhor forma. Uma das tarefas mais difíceis é aumentar ou criar um quadro novo de funcionários. Especificamente na hora de uma contratação, é preciso estar atento a vários itens, tanto na postura dos candidatos, quanto na identificação de seus objetivos e se eles se adequam aos ideais da organização.

O especialista em gestão de pessoas Sílvio Celestino dá uma dica interessante para ajudar na escolha do funcionário ideal: “você deve avaliar a cabeça, as mãos, os ombros e o coração dos candidatos”. Parece um pouco estranho, mas ele explica a metáfora: observar se a pessoa tem cabeça para a vaga significa entender se ela é inteligente, se consegue resolver os problemas e responder perguntas comuns do dia a dia da empresa. Verificar se ela tem boas mãos, é entender se a pessoa tem habilidades extras, conhecimentos diversos e saiba cumprir mais de uma função. Ao observar os ombros, é possível perceber se a pessoa consegue carregar e assumir responsabilidades e crescer com elas. Por fim, observar o coração mostrará como o candidato está disposto a batalhar pela sua empresa, para que cresçam juntos.

A analogia do especialista é muito relevante, pois quando os gestores param para pensar em quais exigências querem destacar na procura por pessoas capacitadas, esses quatro traços característicos determinam muito bem o perfil profissional das pessoas e ajudam a separar quem é adequado de quem não é. Se uma equipe tem membros inteligentes, habilidosos, responsáveis e alinhados com os objetivos da empresa, com certeza ela se tornará sólida e trará resultados para seus negócios.

Para contratar uma pessoa que se encaixe nessas categorias e que seja adequada para o cargo, um dos segredos pode ser utilizar ferramentas de avaliação ou consultar empresas de recrutamento e seleção sobre estratégias de entrevista. Uma das dicas de agências de talentos é avaliar a essência do cargo versus a essência do candidato. Ou seja, fazer perguntar importantes que envolvam a rotina de trabalho e da vaga para observar a capacidade da pessoa ao responder e lidar com as diferentes situações. Além disso, procure consultar seus atuais funcionários sobre o que eles esperam do colega que vai ser selecionado, isso pode ser um fator determinante ao conversar com os possíveis candidatos, já que ninguém conhece melhor a rotina de trabalho que quem a vivencia.

Acertar na hora de uma contratação é muito importante porque garante não só o sucesso da colocação de um bom funcionário em uma vaga, como pode garantir bons resultados e produtividade para a empresa. Por isso, fique atento a dicas de especialistas e, se necessário, contrate alguém especializado em gestão de pessoas para acompanhar seus processos de contratação. Assim, você garante a realização da sua empresa e de sua equipe.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: