Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Cloud para pequenas empresas: vantagem competitiva e redução de custos

Algar Telecom | 24 de maio de 2016

Desde a popularização da internet houve um grande avanço tecnológico no que diz respeito à troca de informações. Ao invés de conexões discadas, hoje dispomos de uma avançada infraestrutura, por meios virtuais modernos, ultra velozes e com uma alta capacidade de armazenamento.

Essa modernização permitiu o surgimento da computação em nuvem (cloud computing), a qual usuários e empresas utilizam como uma solução prática e mais econômica de armazenamento de dados e softwares, realização e gestão de tarefas.

O conceito de cloud computing pode parecer complicado à primeira vista, mas é bem próximo do nosso cotidiano. Ao acessar seu e-mail, o site do seu banco ou salvar arquivos na web, você está utilizando serviços na nuvem. E, para isso, não é necessário ter um programa instalado no seu computador ou armazenar os arquivos na sua máquina, pois eles ficarão salvos em um servidor. Para ter acesso, basta logar na sua conta, de qualquer lugar do mundo.

Computação em nuvem para micro e pequenas empresas (MPEs)

Uma empresa pequena sempre tem a chance de crescer e, para isso, precisa contar com tecnologias de fácil operação e gestão. Sendo assim, a computação em nuvem passou a ser atraente para menores organizações, visto que dessa forma torna-se possível atender às demandas com mais agilidade e dispondo de menos recursos financeiros.

Além da diminuição dos gastos com infraestrutura de rede, uma das principais vantagens do uso da nuvem é a facilidade de acesso remoto a programas e serviços. Como todas as informações da empresa estão disponíveis na internet, não existe mais a necessidade de instalar aplicativos nos computadores e é possível conectar-se ao servidor virtual a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. As atualizações dos programas também são feitas automaticamente e o backup das informações está garantido.

A computação em nuvem pode transformar o modo pelo qual as empresas conduzem seus negócios. O cloud computing é considerado por muitos especialistas em TI como uma ferramenta de última geração, capaz de oferecer operações mais baratas, rápidas, portáteis e seguras para as grandes e também para as pequenas e médias empresas.

Afinal, quem trabalha na área sabe que para implantar uma nova solução, a empresa precisa passar por um longo processo de compra e implantação para ter os recursos computacionais disponíveis, enquanto um provedor de nuvem proporciona os mesmos recursos em um tempo bem menor. Na prática, a implementação de um novo sistema é reduzida de meses para dias.

As vantagens da computação na nuvem para as MPEs

Redução de custos com infra em TI

 

A infraestrutura de TI não se resume ao software e ao hardware, existem também gastos com energia, consultoria, funcionários (contratação, retenção, treinamento e substituição), manutenções, garantias com os fabricantes dos produtos, etc. Ao somar tudo isso, chega-se à conclusão de que o custo com a nuvem é muito menor.

Além disso, se é preciso usar um programa de gestão mais pesado, não há necessidade de investir em novos servidores ou em uma máquina poderosa. Através do cloud computing, sua empresa pode obter apenas a capacidade de hardware necessária contratando um plano que seja adequado às suas demandas, pagando somente o essencial.

Ou seja, ao aderir ao cloud, a redução de custos ocorre tanto no investimento inicial quanto nos custos operacionais, gastos com TI e energia. E diminuir as despesas é benéfico para qualquer MPE, independente do segmento.

Flexibilidade de operação

 

A nuvem evita a ociosidade de equipamentos e recursos e os disponibiliza rapidamente, de forma que a empresa possa tanto aumentar quanto diminuir sua demanda computacional.  Por exemplo: com a computação em nuvem, uma loja de departamentos não precisa comprar dez computadores com alto desempenho para aguentar a alta temporada de vendas. Com o cloud, ela pode ter dez computadores simples com conexão à internet, que são capazes de suportar facilmente o volume de operações.

Dessa maneira, as empresas ganham flexibilidade em ampliar ou diminuir sua demanda de recursos, tendo gastos somente com aquilo que está sendo utilizado.

Segurança de dados

 

A computação em nuvem tem se desenvolvido cada vez mais nos últimos tempos, principalmente com relação à segurança dos dados. Atualmente, modernos protocolos de criptografia de dados e autenticação de acessos controlam a entrada dos usuários no ambiente de armazenamento, além da alteração de qualquer dado disponibilizado nos locais. Inclusive o acesso a determinados tipos de informações pode ser restringido da maneira que os gestores preferirem.

Em escritórios de advocacia, por exemplo, essa é uma preocupação legítima, afinal, não podem correr o risco de que um funcionário recém-demitido delete todos os processos da empresa no computador ou que continue a ter acesso a informações restritas aos colaboradores.

Além disso, manter todos os seus dados, arquivos, planilhas, etc, dentro de uma máquina não é seguro. Em caso de incêndio, por exemplo, todos os seus dados ficam comprometidos, podendo jamais ser recuperados. No caso das oficinas mecânicas, por exemplo, que trabalham com materiais pesados, combustíveis e itens incendiários, o risco é sempre elevado.

Mobilidade

 

Poder ter acesso aos seus arquivos de qualquer lugar a qualquer hora é outro benefício da nuvem. Através do cloud é possível acessar os seus arquivos através de qualquer dispositivo (computadores, smartphones e tablets) sem precisar se preocupar com a sua segurança.

Nesse caso, uma escola que possui mais de uma unidade, por exemplo, não precisa ter um servidor para armazenamento dos dados e instalar uma rede interna complexa para acessá-los. Com o cloud, o acesso pode ser feito a partir de qualquer local.

Com a mobilidade da computação em nuvem, o empresário não precisa mais se preocupar em construir toda uma infraestrutura para expandir seus negócios. Além disso, ao optar pelo cloud, os colaboradores conseguem acessar os recursos de casa ou de um hotel, podendo trabalhar remotamente. Toda a infraestrutura é responsabilidade do provedor, que mantém a operação 24×7 funcionando, conforme as necessidades da empresa.

A computação em nuvem permite que as micro e pequenas empresas se igualem em termos de recursos às grandes empresas, ajudando-as a ter mais condições de competir com qualidade no mercado. Por essas e outras vantagens, os sistemas em nuvens têm se tornado uma tendência cada vez maior no ambiente empresarial.

Além disso, o mercado é cada vez mais competitivo e é por esse motivo que as melhores soluções em TI devem estar à disposição do seu negócio. Assim, será possível atender todas as demandas dos clientes da melhor maneira possível. O que acaba se tornando uma vantagem perante a concorrência.

E você, já conhece a computação em nuvem e a utiliza na sua empresa? Conte para nós a sua experiência!

Elastic Cloud

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: