Alta temporada movimenta o comércio: saiba como se preparar

Escrito por humanos

O período de alta temporada do turismo, especialmente com a chegada do verão, é uma ótima oportunidade para o terceiro setor no Brasil, sobretudo para os empreendedores que têm negócios em locais com grande fluxo de turistas, como é o caso dos hotéis, bares e restaurantes fixados em cidades do litoral brasileiro.

Com aproximadamente 7 mil quilômetros de costa e clima tropical, o Brasil, que já costuma atrair admiradores de vários cantos do mundo no decorrer do ano, conta com uma grande concentração de turistas durante a sua estação mais quente. O verão, que costuma coincidir com o período de férias escolares, é o momento mais aguardado por quem vai viajar em seus dias de descanso.

As praias brasileiras, sem dúvidas, são os destinos mais procurados pelos turistas, tanto os que moram no Brasil quanto os que vêm do exterior. Um estudo do Ministério do Turismo aponta que, na escolha dos estrangeiros, Rio de Janeiro e Florianópolis lideram a preferência entre os lugares mais desejados pelos visitantes que, geralmente, são argentinos, estadunidenses ou chilenos. O Rio de Janeiro, que lidera o ranking de cidade mais visitada, atrai milhões de pessoas para a comemoração do Réveillon na praia de Copacabana e a visita ao Cristo Redentor, além de suas famosas praias, conhecidas mundialmente.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) estima que, no presente período de alta temporada, final de 2017 e início de 2018, o Brasil receberá cerca de 11% a mais de estrangeiros em relação ao verão passado. Além disso, os brasileiros que vivem em cidades não turísticas, também visitam as localidades mais procuradas no verão. No entanto, não só as cidades mais desejadas faturam com turismo na alta temporada. Nesse período do ano, todas as cidades litorâneas ou que possuem resorts distantes dos grandes centros urbanos recebem inúmeros turistas.

Diante desse cenário, com faturamento anual na casa dos bilhões, o turismo durante o verão brasileiro é um período de oportunidades para trabalhadores temporários, autônomos, novos empreendedores e empresários com negócios já consolidados. Nestes dois últimos casos, os gestores precisam estar preparados para o aumento no fluxo de consumidores. Esse é um alerta para empresas de diversos segmentos: seja do ramo hoteleiro, gastronômico ou de vendas diretas, como é o caso das lojas de artigos de praia, por exemplo. Por isso, lista-se a seguir 6 estratégias que empreendedores atuantes em cidades com grande fluxo de pessoas, no período de alta temporada, devem seguir.

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1 – Analisar dados passados

O primeiro passo a ser dado pelo empreendedor antes de iniciar um planejamento para a alta temporada é buscar informações dos anos passados. Dados de outros períodos de grande fluxo de consumidores podem fornecer os caminhos iniciais para uma nova estratégia. Informações de outros anos, como número de vendas, quantidade de clientes que circulou por dia, quais foram as críticas e sugestões dos consumidores podem ser valiosas para se preparar para um novo verão.

2 – Contratar mais colaboradores

Somente a partir do primeiro passo que os demais poderão ser visualizados. Mas a contratação de colaboradores temporários costuma ser algo certeiro, afinal, o número de clientes também terá um grande acréscimo em relação a outros períodos do ano. Porém, isso não é uma tarefa simples e o planejamento para novas contratações deve se iniciar de 3 a 4 meses antes do início da alta temporada, visto que o empreendedor deve buscar mão de obra qualificada e ter um tempo razoável para capacitar a sua equipe.

3 – Capacitar e motivar a equipe

Em decorrência da alta temporada, o comércio costuma ficar lotado neste período, por isso, o atendimento deve ser impecável. Para que erros sejam evitados e o consumidor se sinta bem atendido, a equipe precisa ser bem treinada a fim de conseguir administrar qualquer eventualidade com eficiência. Além disso, é importante que os colaboradores estejam motivados e tenham boas condições de trabalho, pois a aparente desmotivação pode fazer com que o negócio perca vendas e clientes fiéis.

4 – Disponibilizar informações em outros idiomas

Se a cidade recebe muitos turistas estrangeiros, é um diferencial que o estabelecimento disponibilize informações em outros idiomas, geralmente o inglês e o espanhol. Além disso, também é importante contar com funcionários que saibam essas línguas ou que sejam capacitados para aprender, pelo menos, as informações mais básicas e fundamentais ao negócio.

5 – Aumentar o estoque

Como o número de consumidores que frequentará o estabelecimento será maior, é fundamental que o administrador se atente para o gerenciamento de estoque que, neste caso, deve aumentar. Por isso, antes do início da alta temporada, o empreendedor deve contatar os seus fornecedores para garantir que seus clientes não sofram com a falta de nenhum produto.

6 – Destacar-se frente à concorrência para fidelizar clientes

Essa é uma dica para qualquer negócio durante todo o ano, mas no caso das cidades turísticas, esse princípio deve ser ainda mais valorizado, visto que, geralmente, essas localidades contam com comércios muito parecidos, com opções semelhantes. Nesse cenário, não é interessante para o cliente nem para o estabelecimento que o negócio seja apenas mais um dentre tantos. Por isso, o empreendedor deve investir em estratégias para fidelizar o cliente. A principal delas é oferecer produtos de qualidade, além de um atendimento impecável durante toda a jornada de consumo do cliente. Esse tipo de cuidado pode fazer com que esse consumidor queira indicar o negócio para amigos e familiares e sintam vontade de voltar ao estabelecimento quando retornarem à cidade.

Caso o seu empreendimento receba um maior número de clientes em períodos de alta temporada, você pretende executar algumas das estratégias mencionadas neste artigo com o objetivo de aumentar as vendas nesta época do ano? Já passou por situações semelhantes às citadas? Conte-nos suas experiências nos comentários e compartilhe este conteúdo para outros empreendedores.

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