Artigos Algar Telecom | 4 de novembro de 2016

6 dicas de como ser um bom vendedor

Tempo de leitura: 5 minutos

O que fazer para vender mais? Como conquistar mais clientes? Como garantir que os clientes atuais voltem mais vezes à loja? Quais são as melhores técnicas de vendas para a abordagem do cliente? Essas e outras perguntas são comuns na cabeça de vendedores e as respostas para elas pode ser o que falta para que eles deslanchem.

Pensando em auxiliar esse público, reunimos algumas orientações sobre como atender, envolver e conquistar. São dicas que vão ajudar no planejamento de vendas. Confira abaixo:

1. Ajude o cliente a entender o que ele precisa

Muitas vezes, o cliente não tem clareza sobre suas necessidades. Mostrar o que é preciso para solucionar seus problemas atuais e o que é preciso para não criar problemas no futuro é o papel do vendedor, sempre fornecendo o conhecimento necessário para que o cliente evolua e tome boas decisões. No futuro, aquele pode se tornar um cliente fiel, pois se lembrará do sucesso que obteve graças ao aconselhamento do vendedor e, muito provavelmente, voltará para fazer negócios onde se sente bem e é compreendido.

2. Seja flexível

O bom vendedor é aquele que se adapta às mais diversas situações. Se você consegue moldar suas atitudes de acordo com a personalidade do cliente com quem está lidando, tudo se tornará mais fácil nas negociações e resultará, certamente, em uma compra. Adote diferentes posturas para cada situação.

3. Acredite no que vende

Você compraria o produto ou serviço que vende? Se a resposta for não, já sabe por qual razão seu esforço não vem gerando bons resultados. Não se trata apenas de entusiasmo, como também de comprometimento. Um cliente só será convencido da necessidade e benefício de algo se o vendedor acreditar nisso primeiro.

4. Seja resiliente

A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de lidar com problemas e superá-los, sem deixar perder o foco ou deixar-se abater. Para um vendedor, a pressão aparece de todos os lados e se escuta a palavra “não” frequentemente. Essa habilidade pode lhe proporcionar calma e tranquilidade para pensar, enquanto outros se desesperariam em negociações difíceis.

5. Crie uma estratégia

Elaborar um planejamento de vendas é entender o cenário da negociação, significa conhecer o comprador e suas necessidades, seu concorrente e como seu produto se diferencia dos outros, criando um apelo do produto para o cliente.

6. Seja criativo

A criatividade é essencial na busca de alternativas para conseguir chamar a atenção do cliente. Uma dica é usar argumentos que envolvam o consumidor, fazendo com que ele imagine os benefícios do produto no seu cotidiano. Mas lembre-se: é preciso ser inovador.

Além das dicas acima é preciso ressaltar que para ser um bom vendedor é preciso estar em constante atualização e fazer do sucesso uma meta permanente. Assim como você não deve desanimar diante da primeira negação do cliente, não se dê por satisfeito ao concretizar os primeiros negócios. E você, tem outras técnicas de venda? Compartilhe conosco!

empresas

Deixe seu comentário