Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

5 dicas para começar um negócio do zero

Algar Telecom | 16 de junho de 2016

A partir do momento em que se tem uma ideia para um empreendimento incrível, quais são os procedimentos seguintes? Confira algumas dicas que serão úteis para o caminho a ser percorrido desde a idealização até a construção de um novo negócio:

1 – Prepare-se para empreender

Antes de mergulhar em um projeto de alto risco, esteja certo de que você tem recursos suficientes para conseguir manter ao menos suas despesas pessoais até que o negócio realmente vingue e comece a ser lucrativo. Se você não tem uma boa poupança, comece a desenvolver sua ideia em paralelo ao emprego atual. Além disso, certifique-se de que o seu negócio realmente tem potencial para dar certo.

2 – Faça uma pesquisa de mercado

A melhor maneira de ter uma estimativa de que o negócio dará certo é entendendo melhor o meio em que está prestes a se inserir. Dessa forma, será possível ver os reais riscos de embarcar nessa ideia. Por isso, faça uma pesquisa profunda, tente compreender sua concorrência e aprender a usá-la como uma vantagem. Pesquise muito bem o segmento, converse com outros empresários do ramo e identifique o seu potencial diferencial.

3 – Faça parcerias estratégicas

Se sua ideia é realmente boa, você pode convencer fornecedores e clientes a apostarem nela junto com você, ou até mesmo garantir uma sociedade. Para isso, seu discurso de venda deverá ser certeiro. Convença seus fornecedores e colaboradores a correr riscos junto com você, caso eles enxerguem potencial de sucesso na sua ideia, podem concordar em receber o pagamento mais para frente ou até trocar seus serviços por uma participação no negócio.

4 – Faça uma lista de e-mails

E-mails ainda é uma das melhores formas de fazer o marketing online da sua empresa. Ter uma boa rede de contatos e saber utilizá-la é fundamental. Suas conexões podem ajudá-lo a encontrar potenciais parceiros, clientes, oportunidades de negócio e maneiras de promover seu produto. Além disso, uma boa lista de mailing é um recurso fundamental para quem quer construir uma boa reputação em qualquer negócio.

5 – Tenha um plano de ação

Seja adaptável, mas não abra mão do planejamento. É no início de um empreendimento que  os recursos devem ser melhor administrados, afinal, qualquer deslize pode ser fatal. Por isso, defina metas e procure aprender muito sobre técnicas de gerenciamento. Elabore um bom plano de negócios e faça as adaptações necessárias no dia a dia.

Tirar uma ideia do papel pode ser um grande desafio e ser capaz de realizá-lo é um passo importante para que você se sinta seguro de que realmente tem um negócio sólido nas mãos. Com organização e determinação é possível sair do ponto inicial de idealização e construir um negócio consistente e de sucesso. Certifique-se de que este é o momento ideal para se aventurar em um novo empreendimento e boa sorte!

Se você já se arriscou ou ainda pretende iniciar um negócio, compartilhe conosco sua experiência!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: