Artigos Algar Telecom | 3 de janeiro de 2017

4 dicas para gerenciar melhor as contas da empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

A partir de uma boa gestão financeira, sua empresa pode programar as ações corretamente, a fim de respeitar o cumprimento dos prazos e evitar o pagamento de juros, que é o grande vilão para os bons resultados de seu empreendimento. Isso permite que seu negócio goze de boa saúde financeira, sem a necessidade de passar por dificuldades para honrar os compromissos. Confira algumas dicas para auxiliar no controle das contas do seu negócio:

1 – Faça um planejamento financeiro

Um item fundamental para o sucesso do controle de contas da empresa é a adoção do planejamento financeiro. É importante ter uma planilha que mostre todas as despesas fixas da empresa, para que o gestor possa programar quais serão os gastos do período e quais as entradas de capital. Esse controle também pode ser obtido através da implantação de um software, tornando o processo mais simples e ágil.

Leia também: GESTÃO FINANCEIRA: O PLANEJAMENTO PARA 2020 COMEÇA AGORA

2 – Seja organizado

Invista tempo e dedicação no planejamento e na organização dos compromissos financeiros. Liste todas as despesas como:  impostos, contas de luz, água, fornecedores, etc, além de todos os prazos. Não se esqueça de listar também os pagamentos que não são mensais, pois, no planejamento, é necessário constar os gastos fixos e variáveis.

3 – Faça o controle de todos os gastos

O controle de gastos é essencial para que você possa assegurar bons resultados. E isso só será alcançado se seu negócio vender e, consequentemente, receber mais do que gastar. Dessa forma, é preciso manter o controle dos gastos fixos e dos gastos variáveis, além de fazer uma análise diária do fluxo de caixa, de forma que sempre haja recursos.

4 – Pague as contas em dia

Uma das maneiras de evitar juros e multas, que são gastos desnecessários, é pagar as despesas em dia. Para isso, é preciso ter o fluxo de caixa da empresa atualizado, a fim de garantir o pagamento das contas sem atrasos.

Caso seu empreendimento não esteja em boas condições financeiras, e se encontre, por exemplo, com despesas em aberto, verifique quais delas podem ser negociadas com os credores, para diminuir o valor de juros e multas a ser pago.

Leia também: COMO O SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL ESTÁ LIGADO AO SEU PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

gestão financeira

A gestão financeira é uma prioridade no seu negócio? Agora que você já sabe como melhorar esse setor da sua empresa, basta colocar em prática!

Deixe seu comentário