4 ações de marketing essenciais para a sua MPE

Escrito por humanos

As micro e pequenas empresas não costumam contar com muitos recursos para investimento em marketing, que acaba ficando em segundo plano. No entanto, é importante lembrar que destinar esforços e verbas para o setor é indispensável, pois são justamente estes negócios de menor porte que mais precisam do auxílio de boas campanhas de divulgação para que se tornem conhecidos do público-alvo e possam se estabelecer no mercado de forma definitiva.

Existem várias estratégias para que micro e pequenos empreendedores invistam na sua marca e na promoção de seus serviços, sem grandes custos. Para ajudá-lo a alavancar a divulgação do seu empreendimento, confira ações de marketing essenciais para que sua MPE ganhe mais espaço no mercado:

Planeje-se

Ao desenvolver um planejamento eficiente é possível definir claramente quem pretende atingir com as campanhas, qual é o tipo de cliente que almeja, onde ele está, quais são seus gostos e hábitos de consumo. É partir daí que todas as ações serão norteadas, tomarão forma e serão executadas. É no planejamento que serão feitos todos os registros do que se pretende fazer, do que está sendo e do que já foi feito, além dos resultados de todas as ações.

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Invista na sua presença online

Entre as dicas de marketing para pequenas empresas, esta é uma das mais comuns, possuir um site, hoje, é imprescindível! Além de um “cartão virtual”, com descrição, fotos, endereço e contato, o site é uma rica plataforma de relacionamento com o público e difusão de conteúdo especializado, o que colabora para o reconhecimento e fortalecimento da marca.

Além disso, é necessário também pensar em estratégias sólidas para as mídias sociais, como Facebook, Twitter, Pinterest, Youtube, entre outras. Certamente, seu público alvo está presente nas redes sociais, afinal, quem não está hoje em dia? Estão todos ali, se relacionando, opinando e, principalmente, compartilhando e avaliando conteúdo – e o seu produto está incluso nessa dinâmica.

Calcule o retorno do marketing

Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Invista na sazonalidade

Várias datas comemorativas são excelentes oportunidades para investir em ações de marketing. Dia das mães, dia dos namorados, natal, carnaval: o importante é apostar nas datas sazonais que se adequem ao segmento da sua empresa e possam render uma alta potencialização dos lucros.

Nestes períodos especiais, a demanda do público por certos produtos e serviços aumenta e é justamente por isso que estas datas são tão exploradas pelos empreendedores. Neste sentido, estas ocasiões são ideais para oferecer promoções, descontos e concursos culturais.

Invista nas ações que compilamos acima e garanta a presença da sua marca no mercado. Lançando mão das estratégias de marketing adequadas, a tendência é captar muito mais clientes e alcançar resultados relevantes para a sua MPE!

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