10 segmentos que faturam alto com o verão

Escrito por humanos

O verão brasileiro caracteriza-se por ser o período do ano que costuma englobar diversos fatores incomuns a outros momentos do calendário anual: aumento na temperatura, final de um ano e início de outro, datas festivas, recesso, férias, décimo terceiro, dentre outros. Essa confluência de variáveis garante que empreendimentos com força em épocas mais quentes tenham um faturamento maior, sendo excelentes alvos para um investimento.

Neste período de alta temporada, muitos negócios podem se beneficiar com o aumento da temperatura, seja adaptando os seus produtos e serviços ou focando totalmente em demandas típicas do verão. Além dos óbvios segmentos sazonais que despontam neste período do ano, como as sorveterias, muitos outros negócios também podem se beneficiar com a chegada da estação mais quente. Tendo isso em vista, listam-se abaixo 10 segmentos que podem faturar alto no verão.

1 – Sorveteria

Apesar do clichê, as sorveterias e outros segmentos semelhantes são uma ótima opção de investimento para o verão. Para que este tipo de negócio não seja só mais um no mercado, o empreendedor deve buscar diferenciais, como a diversificação nos produtos. Ao invés de oferecer apenas sorvetes, o estabelecimento pode incluir em seu cardápio picolés, açaís, iogurtes congelados, paletas mexicanas, bolos de sorvete, dentre outros.

Outra ideia para aumentar o faturamento de sorveterias neste período do ano é investir em sabores mais exóticos, o que já é feito pelo segmento conhecido como gelateria. O importante é que o empresário aproveite a demanda da estação para oferecer uma experiência diferente a seus clientes.

2 – Moda praia

O segmento de moda praia costuma fazer muito sucesso no verão não só em razão dos consumidores que irão visitar as cidades litorâneas, mas também pelas próprias tendências da estação: roupas de banho, peças mais leves, estampas coloridas etc. Para faturar mais, negócios que atuam neste segmento podem diversificar o seu portfólio de produtos. Dentre os itens mais vendidos durante a estação mais quente do ano, destacam-se: biquínis, chapéus, cangas, bolsas de praia, chinelos, bermudas, roupas para academia etc.

3 – Loja de óculos de sol

Outro segmento forte no campo da moda, mas que também alia proteção, é o de venda de óculos solares, acessório que combina perfeitamente com o dia a dia dos brasileiros, que vivem sob um clima tropical boa parte do ano. Notadamente, este segmento do varejo costuma ter a maior parte de sua receita anual advinda dos períodos mais quentes. Para garantir melhores resultados, é fundamental que o empreendedor invista em diversidade, tanto de marcas e modelos quanto de preços, especialmente no verão, em que diversas tendências de moda se popularizam.

4 – Empresas de ar condicionado

Empreendimentos que vendem, instalam e reparam sistemas de ar condicionado também podem contar com melhores resultados no calor. Com a chegada do verão, as pessoas costumam se incomodar mais com as altas temperaturas, contratando serviços e comprando produtos de empresas desse segmento. Para garantir que o faturamento seja ainda maior, é fundamental que negócios deste ramo de atuação invistam em campanhas de marketing antes e durante o verão, a fim de que a marca seja lembrada pelos consumidores.

5 – Academias

As academias são empreendimentos que costumam ficar lotados durante o verão. Nessa época do ano, as pessoas se preocupam mais em manter o corpo em forma e decidem iniciar uma atividade física. Para faturar ainda mais, promova ofertas para esse período e ofereça novas modalidades esportivas. As que podem ser implementadas com um baixo investimento são: zumba, ginástica localizada, danças e lutas.

6 – Clínicas de estética

Seguindo a mesma lógica do aumento de fluxo de clientes nas academias, as clínicas de estética e outros segmentos relacionados aos cuidados com o corpo também são mais procuradas nesse período. Isso se justifica, porque o verão parece inspirar mais a vaidade nas pessoas. Nesse contexto, procedimentos como depilação, massagens para eliminar gordura localizada, limpeza de pele, cuidado com as unhas, dentre outros, são muito procurados.

7 – Restaurantes de alimentação saudável

Restaurantes e lanchonetes que oferecem opções de alimentos mais saudáveis também costumam ter maior faturamento no verão. Além dos propósitos estéticos e de saúde, uma alimentação saudável parece combinar com temperaturas quentes, já que os lanches são mais leves. Por isso, estabelecimentos gastronômicos que vendem saladas, vitaminas, sucos e outros alimentos naturais tendem a ter um grande aumento nas vendas com a chegada do calor.

8 – Hotéis para pets

Como o verão é o período de alta temporada no turismo, o número de viagens aumenta exponencialmente. Nesse contexto, muitas famílias não podem levar seus animais de estimação para o passeio em outras cidades, então o serviço de hospedagem para pets é um negócio promissor para esta época do ano. Os empreendedores que atuam nesta área afirmam que é no verão que os clientes mais procuram vagas para seus animais.

9 – Agências de turismo

Seja no contexto das grandes agências de turismo ou de pequenas empresas que atuam neste segmento, o verão é a época do ano que mais impulsiona esse tipo de negócio. Em busca de destinos para aproveitar o calor, um grande número de pessoas busca os empreendimentos especializados em organizar viagens. Essas agências podem diversificar ainda mais os seus serviços durante a estação mais quente, oferecendo novas rotas de viagem, mais opções de hospedagem, preços promocionais etc.

10 – Hotéis

Como não poderia ser diferente, outro segmento que fatura alto durante o verão são as redes hoteleiras, que recebem um volume muito maior de hóspedes nesta época do ano, especialmente nas cidades turísticas. Para que os hotéis possam garantir bons resultados durante o período de alta temporada, é fundamental que se planeje para o momento, capacitando os seus funcionários, negociando antecipadamente com os fornecedores, aumentando o estoque de produtos etc.

Sabendo que o verão pode ser um período com grandes oportunidades para aumentar o faturamento, você pretende implementar algumas das ideias citadas neste texto? Atua em algum dos segmentos mencionados? Conte a sua visão sobre o assunto na seção de comentários.

empresas

Avalie este post