Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Tudo sobre Fintechs: o que são e como sua empresa pode se beneficiar com elas?

Algar Telecom | 2 de agosto de 2019

MPE

Nos últimos anos, a tecnologia vem promovendo mudanças profundas em diferentes tipos de negócio. No setor financeiro, surgiram as Fintechs – empresas que possuem a cultura da inovação e que estão revolucionando o mercado, tornando os processos mais rápidos, simples e seguros.

No entanto, como qualquer outra tecnologia, há muita informação e desinformação disponível. Consequentemente, muitos empresários hesitam em adotar esse tipo de solução em seus negócios, por não saber ao certo se é segura nem conhecer a fundo as vantagens que podem ser obtidas.

Por isso, elaboramos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre Fintechs e como sua empresa pode integrar essa tecnologia para obter vantagem competitiva. Confira!

O que são fintechs?

O termo Fintech (sigla em inglês para Tecnologia Financeira) pode ser caracterizado como o movimento para trazer inovações transformadoras e disruptivas aos serviços financeiros. Isso é possível graças à aplicação de tecnologias novas e emergentes que atendem às necessidades do consumidor por meio da automação.

Em termos gerais, Fintech descreve qualquer empresa que utilize a Internet, dispositivos móveis, tecnologia de software ou serviços em nuvem para realizar ou conectar-se a serviços financeiros.

As Fintechs fizeram incursões com dezenas de aplicativos e mudaram a forma como os consumidores lidam com suas finanças. Elas estão presentes em uma série de segmentos como plataformas de Crowdfunding, Blockchain e Criptomodeda, Carteiras Digitais, seguros, investimentos e serviços bancários em geral. Atualmente, esse tipo de empresa representa uma alternativa segura aos bancos tradicionais.

Quais as vantagens das Fintechs?

As Fintechs proporcionam uma série de benefícios, principalmente para empresas de pequeno e médio porte, tais como:

Menos burocracia

A principal área onde esta tendência é significativamente aplicável é no caso de empréstimos comerciais. As Fintechs estão melhorando muitos processos para PMEs, e isso se deve à constante inovação.

Por exemplo, hoje, o processo de solicitação de um empréstimo é bem mais simples e rápido do que antes. Isso é uma vantagem para as empresas, pois podem acessar um amplo pool de crédito comercial sem a tradicional burocracia dos grandes bancos.

Tudo pode ser feito pela internet. Geralmente, o processo começa com uma simulação, para que as empresas tenham noção dos juros aplicados, valor das parcelas, etc. Depois é feita a solicitação, envio de documentos, análise de crédito e, finalmente, a aprovação. Dessa forma, as empresas poupam um tempo precioso, já que não precisam ir até a agencia, aguardar em filas, etc.

Análise de dados

Muitas Fintechs ajudam seus clientes a ter uma análise mais precisa de seus dados financeiros. Elas analisam padrões e tendências e ajudam a mostrar como anda a saúde financeira da organização, bem como a direção que ela está tomando no futuro próximo. Elas também fornecem relatórios que ajudam a encontrar novos insights para o seu negócio.

Para ser competitivo, é preciso saber o que acontece no mundo dos dados e, o mais importante, compreender as formas eficazes de lidar com eles.

Menor custo

Na maioria das vezes, os produtos financeiros ofertados pelas Fintechs apresentam um custo menor do que os oferecidos pelos grandes bancos e instituições financeiras. Logo, além de uma vantagem competitiva, sua empresa pode contar com uma vantagem operacional.

Como você pode ver, as Fintechs oferecem diferentes tipos de vantagem para uma empresa. Com o uso da tecnologia, elas conseguem oferecer serviços de qualidade, de forma rápida, simples e segura.

Isso reforça o papel crucial desempenhado pelas novas tecnologias no desenvolvimento dos negócios. Atualmente, investir em inovação e digitalização é mais do que recomendável, é uma necessidade. Se você deseja saber por onde começar, conheça os 4 passos para conquistar uma presença digital robusta.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: