Como um controle de ponto moderno impacta a jornada de trabalho da sua empresa? Confira a nossa postagem e entenda.
A jornada de trabalho é o período em que o colaborador fica à disposição da sua empresa para cumprir a rotina profissional. A carga horária registrada também é utilizada para calcular os pagamentos, benefícios, entre outros.
Porém, esse conceito só funciona quando a sua empresa realiza um gerenciamento por meio de controle de ponto, uma ferramenta que armazena detalhes, como horário de entrada, pausa, saída etc.
Para explicar melhor a relação, preparamos este artigo abordando várias questões relevantes sobre o assunto. Continue com a gente e confira.
Boa leitura!
O que é o controle de ponto?
Basicamente, o é o ato de registrar a jornada de trabalho dos seus funcionários. Neste processo, anotam-se todos os horários do dia do trabalhador, ou seja, a entrada, o intervalo, o retorno do intervalo e a saída.
É um sistema que vem mudando com o passar dos anos, sendo influenciado diretamente pela evolução tecnológica. Veja algumas ferramentas para o gerenciamento da jornada de trabalho:
- Controle de ponto manual: era utilizado um caderno ou um catálogo no qual os trabalhadores colocavam seus horários de entrada, almoço e saída;
- Controle de ponto mecânico: a primeira versão do relógio de ponto, funcionava através de um cartão em que se registra os horários;
- Relógio de ponto eletrônico: registra a hora com o contato direto do trabalhador, não necessitando de anotações manuais ou cartões;
- Controle de ponto online: trata-se de um software que funciona de maneira online, sem a necessidade de um dispositivo móvel (celular, tablet) ou computador.
Qual é a relação entre a jornada de trabalho e o controle de ponto?
Como explicado, a relação entre a jornada de trabalho e o controle de ponto é direta, sendo o primeiro responsável por registrar a realização do segundo. Em outras palavras: sem o controle de ponto, a jornada de trabalho acaba não sendo oficializada.
Além de oficializar a jornada prevista por lei, que tem o limite de 44 horas por semana ou 220 horas por mês, o controle de ponto também é a ferramenta que faz o registro de eventuais horas extras. Isso garante que o colaborador receba seus adicionais e a sua empresa não seja surpreendida no final de cada mês.
Quais os benefícios do controle de ponto para a sua empresa?
A evolução dessa ferramenta talvez seja um dos maiores benefícios para as empresas. A cada nova versão da ferramenta, os gestores passaram a administrar com muito mais facilidade o horário dos seus colaboradores, visualizando déficits, atrasos, faltas e horas extras.
Além disso, um controle de ponto moderno e efetivo traz os seguintes benefícios:
Maior segurança para todos
Com uma ferramenta capaz de gerenciar a rotina de trabalho dos funcionários, o ambiente de segurança é geral. Os colaboradores ficam tranquilos em saber que serão recompensados de acordo com o tempo exato de trabalho, e a empresa se certifica de que está prestando suas contas a partir de informações válidas.
Redução de custos
Diminuir custos é uma das grandes vantagens de um software moderno. Ou seja, o primeiro fator é que você não utiliza mais sistemas arcaicos como os mecânicos, que constantemente quebravam e demandavam manutenção.
Além disso, sistemas modernos permitem o compartilhamento rápido e simples das informações colhidas no controle de ponto. Assim, é possível trabalhar com tranquilidade e com o mínimo de erro, o que é fundamental tanto para o pagamento dos funcionários quanto para a prestação de contas tributárias.
Facilidade para o trabalho do RH e Departamento Pessoal
Setores, como o RH e Departamento Pessoal, são alguns dos mais burocráticos em qualquer empresa, pois precisam lidar com informações sensíveis em todos os processos. Nesse sentido, quanto mais modernas e eficientes as ferramentas disponíveis nessas áreas, melhor para todos.
A partir de um controle de ponto de alta tecnologia o trabalho é otimizado, bem como a relação entre funcionários e empresa.
Enfim, quando a sua empresa consegue gerenciar por completo e eficientemente a jornada de trabalho dos funcionários, ela consegue reduzir erros nos registros, na folha de pagamento e em outros processos importantes para o equilíbrio do negócio. Por isso, contar com um controle de ponto moderno não é um luxo, mas sim um investimento que impactará positivamente a sua empresa.
Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora porque investir no controle de jornada digital.