Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4 min

Loja online ou física: qual a melhor opção?

Algar Telecom | 10 de abril de 2019

MPE

O modelo de loja online vem fazendo cada vez mais sucesso no Brasil. Empresários que investiram no e-commerce aumentam seu faturamento a cada ano. E a tendência de crescimento é real.

Todavia, ainda existem aqueles que demonstram receio e ficam em dúvida sobre investir em uma loja online ou comércio físico. Um questionamento plausível, mas que pode ser sanado se observarmos os prós e contras de cada lado.

Se você deseja iniciar um novo projeto, mas está com dúvidas sobre qual caminho seguir, continue lendo e confira um comparativo das vantagens e desvantagens entre uma loja online e uma loja física. Boa leitura!

Vantagens e desvantagens: loja online

O comércio online no Brasil vem crescendo a cada ano, comprovando que esse tipo de investimento vale muito a pena. As vantagens aqui são inúmeras, interessantes para consumidores e empreendedores. Confira os principais pontos favoráveis e desfavoráveis.

Funcionamento 24 horas: vantagem

A disponibilidade total é, provavelmente, a principal vantagem da loja online em relação à loja física. Sendo um projeto digital, não há necessidade de cumprir o horário comercial. Só é preciso que a programação do site esteja configurada para interagir com os clientes a qualquer momento, facilitando ao máximo a jornada de compra.

Comodidade e acessibilidade: vantagem

Hoje, já há um número considerável de pessoas que acessam a internet diretamente de seus dispositivos móveis, principalmente smartphones. Essa realidade trouxe novas perspectivas, transformando a fácil acessibilidade como algo essencial para os clientes.

A loja online é a adaptação do comércio a esse cenário, com as empresas oferecendo toda comodidade para que os consumidores realizem suas compras de onde desejaram e no momento mais propício.

Baixo custo operacional: vantagem

Esse é um benefício interessante para o empresário, pois a loja online demanda um custo operacional bem abaixo do comércio físico. Por exemplo, não são necessários investimentos em:

  • aluguel de pontos;
  • decoração;
  • móveis.

Além disso, como praticamente não existem vendedores, não é preciso pagar comissões ou premiações por venda.

Prazos de entrega: desvantagem

De fato, a loja online oferece variados benefícios para clientes e empresários. Todavia, há uma desvantagem que é importante ser mencionada: o prazo de entrega.

Como o cliente não tem acesso ao produto real durante a jornada de compra, isso aumenta a ansiedade para o recebimento da mercadoria. E mesmo se programando, o e-commerce não tem como prever problemas de macroambiente, tais como:

  • malha viária deficiente;
  • fenômenos climáticos;
  • insegurança.

Vantagens e desvantagens: loja física

Saiba agora os prós e os contras de iniciar um projeto de loja física.

Contato com os clientes: vantagem

Ainda que exista o perfil de cliente que prefere fazer as suas compras sem interagir com atendentes, muitos compradores fazem questão do atendimento pessoal. Para esses clientes, a participação do vendedor é crucial para a decisão final.

Prazo de entrega: vantagem

A principal desvantagem da loja online é um grande benefício quando se trata da loja física. Aqui, além de o cliente conseguir avaliar o produto pessoalmente, ele pode levar a mercadoria assim que a compra estiver concluída — na maioria dos casos.

Alto investimento e burocracia: desvantagem

Para abrir uma loja física o empresário precisa passar por diversas etapas burocráticas, desde o pagamento de tributos até o cumprimento de exigências trabalhistas. Não obstante, é necessário o investimento em:

  • aluguel ou compra de um espaço;
  • móveis e decoração;
  • funcionários;
  • reformas;
  • limpeza.

Horário comercial: desvantagem

Desde o surgimento da internet, se tornou impossível não comparar a acessibilidade entre a loja física e a loja online. Um cliente só consegue realizar suas compras presencialmente se seguir o horário comercial. E mesmo que os shoppings fiquem abertos até às 22 horas, não é possível comprar após isso.

Enfim, não há dúvidas que pelas inúmeras vantagens e pela ininterrupta evolução tecnológica, a loja online logo será o meio de compra mais utilizado pelos clientes. Ainda que a comércio físico continue tendo o seu espaço, há limitações que ele não pode superar. Então, analise as informações apresentadas e inicie agora mesmo a sua jornada de sucesso com uma loja online.

Quer fazer a diferença no comércio virtual? Então saiba como aumentar as suas vendas com a loja online da Algar Telecom.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: