Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

6 dicas de gestão importantes para empreendedores de primeira viagem

Redator MPE | 15 de outubro de 2018

MPE

Começou um negócio próprio, mas necessita de algumas recomendações de boas práticas e do que evitar? Então, você veio ao lugar certo para obter excelentes dicas de gestão!

Afinal de contas, o empreendedorismo é um desafio e tanto! Para comprovar isso, uma pesquisa recente aponta que seis a cada dez empresas fecham antes mesmo de completar cinco anos de atividade.

Daí a importância em obter as melhores dicas de gestão, que ajudem efetivamente na sua tomada de decisão. Então, nos acompanhe ao longo dessa leitura para dar um rumo certeiro para o seu negócio prosperar desde o início!

6 dicas de gestão para empreendedores iniciantes

Desde obter presença digital para se relacionar com o público-alvo até as definições de objetivos e do modelo de negócio, confira algumas dicas de gestão para a sua empresa decolar!

1. Compartilhe suas ideias

Antes de iniciar o negócio, que tal colocar a sua ideia à prova? Apresente-a a amigos, empreendedores e parceiros em potencial.

Não se preocupe se vão roubar a sua ideia: afinal, o seu negócio precisa ter originalidade e esforço contínuo para se manter. Por isso, é bom empreender com certezas, e não com os riscos oriundos de uma simples aposta.

2. Planeje sempre

A ideia foi acolhida? Então, planeje. Muito! Valide a sua ideia analisando o mercado, a concorrência, o ponto de atuação e o modelo de negócio mais viável.

Previna-se contra os imprevistos, muito comuns nos negócios de primeira viagem. Para tanto, uma importante dica inicial de gestão é que o empreendedor atente para questões como:

  • planejamento financeiro;
  • capital inicial;
  • soluções tecnológicas para mobilizar o negócio;
  • perfil da equipe que vai ajudar a alcançar os resultados.

Com todo o planejamento definido, você pode segui-lo como a uma cartilha, usando-o para ter as suas dicas posteriores sobre gestão.

3. Entenda quem é o seu público-alvo

De nada adianta abrir um negócio próprio, se você não sabe para quem você planejou o empreendimento. Você deve conhecer o perfil do seu público e, mais que isso, compreender como as suas soluções ajudam a resolver os problemas que ele enfrenta.

Isso ajuda a abordar, interagir e fidelizar o consumidor. Empresas focadas apenas em resultados tendem a ficar para trás, pois as pessoas aprenderam a avaliar melhor as empresas com as quais elas se relacionam — consequência direta da transformação digital.

4. Organize a saúde financeira da empresa

Entre as principais dicas de gestão, destacam-se aquelas que orientam você a ser um ótimo gestor administrativo. Afinal, são as finanças que vão guiar o ritmo de crescimento do seu negócio, bem como o momento ideal para investir ou se prevenir contra imprevistos.

Para tanto, nós recomendamos as seguintes medidas:

  • separe as finanças pessoais e as profissionais;
  • organize o seu fluxo de caixa;
  • tenha devidamente mapeados todos os custos (fixos e variáveis) da sua empresa.

Assim, você se previne contra ameaças reais ao caixa do seu empreendimento, aprendendo a investir com sabedoria e estratégia.

5. Aprenda a negociar

Empreendedores são negociadores, seja com o cliente, com colaboradores ou com fornecedores. Todos têm demandas, assim como a prosperidade do seu negócio. Daí a relevância em conseguir conciliar ambos os lados da equação.

Para tanto, aprenda continuamente a ouvir os outros e associe as suas respectivas demandas ao que a sua empresa pode fazer por eles.

6. Permaneça em desenvolvimento

A última de nossas dicas sobre gestão se concentra no seu autoconhecimento e na atenção que você dá ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Vá a eventos do seu setor de atuação, tenha presença digital para construir sua autoridade em determinado assunto, faça cursos de especialização e fomente o networking.

Assim, você vai continuar aprendendo sempre, garantindo que a sua empresa seja um reflexo do sucesso profissional que a sua imagem transmite para o mercado.

Agora, que tal complementar as nossas dicas sobre gestão com novas ideias para promover a sua empresa? Para isso, convidamos você a ler também nossas sugestões para melhorar a sua gestão de comunicação!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: