Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Por que inserir monitoramento de rede na sua empresa?

Algar Telecom | 12 de abril de 2019

MGE

Sabemos que o processo de transformação digital mudou completamente a rotina e o trabalho das empresas. Agora temos um alto fluxo de informações que são geradas todos os dias. E por conta disso, é necessário contar com uma boa infraestrutura técnica para evitar qualquer tipo de problema. Mas além disso, é essencial ter o monitoramento de rede.

Já tinha ouvido falar nesse tipo de atividade? Sabe por quais motivos é importante inserir o monitoramento de rede na sua empresa? Quem é responsável por gerir o negócio ou até mesmo quem gerencia a parte de infraestrutura e tecnologia precisa ter o entendimento do impacto que o monitoramento de rede por gerar para a sua empresa.

Mas não se preocupe, é justamente isso que vamos apresentar agora com uma lista de 3 motivos que mostram como é importante inserir o monitoramento de rede na sua empresa.

3 razões para investir agora no monitoramento de rede

Conhecendo as principais razões para implementar o monitoramento de rede, fica muito mais fácil trabalhar ativamente na sua implementação e também na captação dos benefícios que essa ação pode trazer.

1. Traz uma resolução rápida de problemas

Toda estrutura de rede está sujeita a passar por problemas, seja por conta de falhas de hardware ou até mesmo por conta de erros causados pelos sistemas utilizados. O ponto mais importante é entender que esses problemas podem causar pausas em toda operação da empresa, gerando uma série de prejuízos de ordem financeira.

Detectando e resolvendo proativamente os problemas rapidamente, você pode garantir a continuidade dos negócios e manter seus usuários produtivos e satisfeitos.

2. Gera eficiência em toda a operação da empresa

As infraestruturas de rede estão se tornando cada vez mais complexas com a introdução de vários dispositivos e tecnologias mais atuais como:

  • Computadores virtuais;
  • Caches de rede;
  • Proxies reversos;
  • Gateways de segurança;
  • Gerenciadores de conexões;
  • Dispositivos VOIP;
  • Dispositivos sem fio.

Com o monitoramento de rede, fazendo o mapeamento de todas essas operações, você aumenta a eficiência dos negócios, garantindo excelente desempenho de aplicativos e tempo de atividade. É assim que você também vai conseguir implementar ações de Business Intelligence para o crescimento da sua empresa.

3. Cria uma análise precisa sobre a estrutura atual

Análises aprofundadas permitem que arquitetos de rede otimizem sua infraestrutura atual para oferecer o melhor desempenho possível, além de colocar um foco especial em um dos quesitos mais importantes, que é a segurança de TI.

Essa análise consegue gerar visibilidade sobre toda a operação e garante que 100% dos serviços sejam ativos, ou seja, a análise fornece uma visão consistente e unificada para todas as áreas da sua organização, conseguindo ainda gerar gráficos visuais sobre a rede corporativa.

Um dos pontos fortes que faz dessa uma das principais razões para investir no monitoramento de rede é o acompanhamento de curto prazo, ideal para monitorar uma grande quantidade de atividade acontecendo ao mesmo tempo.

Usando essas razões como base para implementar o monitoramento de rede, fica perceptível que ele não possui apenas o objetivo de monitorar o tráfego e a infraestrutura da rede para facilitar a resolução de erros e problemas, mas também identificar oportunidades de otimização de desempenho que vão beneficiar toda a operação.

Mas qual será a melhor forma de avaliar a sua rede corporativa? Para tirar essa dúvida, baixe agora mesmo o nosso e-book sobre Fatos e Tendências no Monitoramento de Redes e Servidores, um guia completo de como deve funcionar essa estrutura dentro de qualquer empresa.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: