Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

03/out
Cristina Cruz
Crescimento sustentável da sua empresa: como conquistá-lo?

Como alcançar o crescimento sustentável? Esse é um dos maiores desafios de grande parte das médias e grandes empresas. Afinal de contas, ver as vendas e o lucro da organização aumentando em curto prazo é positivo, mas nem sempre é sinônimo de crescimento sustentável.

Quando o crescimento se dá de forma desordenada, sem um bom planejamento, acaba não sendo saudável para a empresa, pois gera o risco de falência. Um crescimento sustentável, de fato, exige planejar em longo prazo e ainda aplicar algumas práticas que colaboram para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento contínuo.

Confira como garantir o crescimento sustentável de uma empresa

Avalie a situação da empresa

Antes de tudo, o crescimento sustentável depende de um amplo conhecimento sobre a situação e as especificidades da organização. Sendo assim, uma dica para fazer esse diagnóstico é aplicar a análise SWOT, uma matriz bastante utilizada pelas empresas no planejamento estratégico. Com ela, é possível avaliar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio.

A partir de um diagnóstico mais preciso, é possível definir com clareza quais são as prioridades da empresa e os objetivos alcançáveis. Feito isso, as ações que garantem um crescimento sustentável em curto, médio e longo prazo podem ser pensadas, sempre visando o uso de estratégias que otimizem processos e diminuam os gastos.

Valorize e fidelize clientes

Você sabia que conquistar novos clientes envolve custos muito maiores do que trabalhar com os clientes que a empresa já possui? A valorização do relacionamento com clientes faz com que eles se sintam mais satisfeitos com a marca, ajudando a promovê-la e a garantir a circulação de produtos e serviços por conta da fidelização.

Por isso, contar com clientes fiéis é fundamental para o crescimento sustentável da empresa. Mais do que vender um produto, a marca deve oferece a melhor experiência para os seus clientes durante o atendimento, incluindo o pós-venda. Dessa maneira, um relacionamento de confiança é estabelecido, que é um dos elementos necessários para a fidelização.

Capacite os profissionais

Toda organização nada mais é do que um corpo formado por diversas pessoas, sendo que cada uma delas é peça importante para o seu pleno funcionamento. Quando falamos em crescimento sustentável, não há como não falar sobre os profissionais que tornam essa evolução possível.

Tendo isso em mente, pode-se pensar que a tomada de decisões estratégicas de sucesso depende também das competências e habilidades dos profissionais envolvidos. Sendo assim, nada mais imprescindível para o crescimento sustentável do que investir na capacitação dos colaboradores da empresa.

Invista em inovação

É comum que as médias e grandes empresas identifiquem dificuldades, quando assunto é inovação. Aqui, inovar não significa necessariamente mudar por completo a forma como a organização realiza as suas atividades. Trata-se de aprimorar processos, visando garantir mais agilidade, diminuir custos e aumentar a qualidade, que são características necessárias para o crescimento sustentável.

Saiba que algumas iniciativas voltadas à inovação podem garantir uma melhora na cultura organizacional e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e os ganhos financeiros. O investimento em soluções inovadoras como, por exemplo, o serviço de armazenamento flexível em nuvem permite controlar custos em tempo real e garantir a segurança de dados cruciais para a empresa.

Acompanhe os processos por meio de métricas

Só é possível verificar o crescimento sustentável de uma empresa por meio da mensuração dos resultados de suas ações ao longo do tempo. É por isso que a definição de objetivos mensuráveis foi ressaltada anteriormente. Além disso, esse acompanhamento demanda a existência de uma base de dados atualizada e confiável.

A partir dos dados traduzidos em números e métricas, a empresa se torna capaz de avaliar racionalmente os resultados de suas ações, que incluem a identificação de falhas, processos que precisam ser melhorados, entre outros. Esse acompanhamento pode colaborar até mesmo para o planejamento financeiro, pois consegue avaliar quais pontos demandam um maior investimento de recursos.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e descubra como a próxima revolução industrial pode impactar o crescimento sustentável da sua empresa.

Deixe seu comentário