1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. Watson: um desafio de computador inteligente


Inovação Escrito por Algar Telecom | 6 de outubro de 2015

Watson: um desafio de computador inteligente

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

O mercado das ciências da comunicação e a indústria de TI é movido por desafios, que impulsionam os profissionais a explorarem sempre novos limites e alcançar novos patamares. Dentro desse contexto, o próximo grande desafio é a criação de um computador que compreenda e responda à linguagem humana e, assim, mude a forma como interagimos com as máquinas. Foi pensando nisso que a IBM desenvolveu o Watson, um sistema que representa uma grande revelação de processamento de linguagem e análise.

Leia também: ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE INFRAESTRUTURA DE TI LOCAL E EM NUVEM

O Watson foi criado para responder às perguntas do Jeopardy!, um dos programas  televisão de concursos mais importante dos Estados Unidos, no qual competiu com dois dos mais famosos campeões do programa, por três noites consecutivas. O computador respondeu às perguntas em menos de três segundos, por meio da capacidade de seu software e usando cargas de seu processador, que, em paralelo, executava simultaneamente centenas de outras tarefas.

No Jeopardy! em 2011, o Watson foi o vencedor. Hoje, ele é usado pelas empresas para executar sistemas otimizados de cargas de trabalho e desempenhar diferentes funções, desde análises complexas até processamento de transações, seja em diagnósticos de câncer ou em operações financeiras. O futuro dessa tecnologia e sua evolução vão depender de novos conhecimentos e desafios que surgirem no mercado. Mesmo desenvolvido para responder a perguntas, a base de dados do Watson ainda é pequena para dar conta de toda a complexidade da vida humana. Por isso, é preciso continuar com as pesquisas e, assim, expandir suas realizações inteligentes.

empresas

Deixe seu comentário