Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

01/out
Cristina Cruz
Valuation: você sabe calcular o valor da sua empresa?

Valuation é uma palavra em inglês que passou a ser utilizada para se referir ao processo de avaliar uma empresa. Essa avaliação tem o objetivo principal de identificar a posição da empresa no mercado e fazer uma previsão do retorno de investimento das suas ações. Para isso, o valuation trabalha a partir da percepção de investidores e clientes em relação à empresa.

Basicamente, trata-se de uma ferramenta que ajuda os empresários a estimarem o valor de suas empresas. Além de ser importante para conhecer melhor o próprio negócio, saber quanto a empresa vale no mercado é fundamental para o planejamento futuro e para a identificação das melhores oportunidades que podem agregar valor para o negócio.

No artigo de hoje, entenda melhor a importância do Valuation para a sua empresa e como fazer esse cálculo de uma forma bastante simples. Confira abaixo!

Qual a importância do Valuation?

Você provavelmente sabe que conhecer a fundo o perfil do seu negócio é fundamental, certo? Mas, caso alguém pergunte quanto vale a sua empresa, você saberia responder?

Essa é uma pergunta que pode aparecer em diferentes ocasiões, seja ao buscar investidores ou ao vender cotas para um sócio, seja em processos judiciais ou mesmo na hora de vender a empresa.

Além de ajudar você a conhecer seu negócio melhor, o Valuation auxilia a explorar tanto os aspectos que valorizam sua empresa quanto os que a desvalorizam. Dessa maneira, é possível trabalhar para reduzir as deficiências e, ao mesmo tempo, potencializar os aspectos positivos do negócio visando aumentar ainda mais seu valor.

Outro benefício do uso do Valuation é a possibilidade de entender o histórico de crescimento da empresa, o que também ajuda a compreender o comportamento do negócio ao longo dos anos. Conhecer essas características é fundamental na hora de criar estratégias futuras.

Ainda, o Valuation é importante não apenas para saber o valor da empresa como também o quanto pode ser investido. Esses dois fatores são cruciais para que a negociação da participação do investidor seja feita de maneira justa.

Como calcular o valor da sua empresa?

Quando a empresa tem a capacidade de gerar fluxo de caixa livre futuro, isso quer dizer que o negócio tem valor. Mas é claro que não é só isso. Afinal, há outros fatores que compõem o valor da empresa, como posicionamento, imagem e solidez da marca, por exemplo.

Veja a seguir as etapas do  Pillar Pagesaluation para identificar o valor da sua empresa:

  1. Calcule aproximadamente o fluxo de caixa para os anos seguintes, ou seja, o quanto foi recebido menos o montante gasto.
  2. Defina uma taxa de desconto, com base no risco da empresa e conforme outras formas de investimento, como poupança e bolsa de valores.
  3. Some os resultados aos valores presentes.

É importante lembrar que, na hora de apresentar o Valuation da sua empresa a um investidor, você deve ter claro quais foram os argumentos utilizados para decidir as premissas. Além disso, não esqueça que o valor de cada aspecto do negócio varia conforme a percepção de cada investidor. Descubra quanto vale a sua empresa e comece a planejar o futuro agora mesmo!

Você sabia que o planejamento também pode ser favorecido pela gestão da comunicação na sua empresa? Entenda mais aqui e veja como ela pode ser simples ao contar com a tecnologia!

Deixe seu comentário