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Tendências para o empreendedorismo em 2016

Algar Telecom | 25 de fevereiro de 2016

Com os avanços constantes da tecnologia, o mundo também muda e, consequentemente, o mercado. Por isso, todos os anos surgem novas tendências no universo dos negócios, seja de comportamento, de tecnologia ou de novas estratégias de vendas. Para quem é empreendedor ou quer começar o próprio negócio em 2016, o foco deve estar na presença online e na comunicação com as novas gerações, pois esses pontos ajudam a conquistar o público. Além, é claro, da necessidade de estudar o mercado e se preparar, pois é isso que vai garantir o sucesso do investimento.

Outro ponto forte que deve continuar como tendência em 2016 são as franquias, que trazem consigo uma forma simples e estável de abrir uma empresa. Segundo Altino Cristofoletti Junior, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias brasileiras tendem a se internacionalizar e crescer para novos nichos nesse ano, e um segredo é investir na comunicação entre os franqueados e o franqueador.

Se você pretende abrir um pequeno negócio esse ano, veja alguns aspectos a serem levados em consideração, de acordo com as tendências do mercado:

Geração Y

 

Segundo um relatório da U. S. Chamber of Commerce Foundation, os membros dessa geração buscam líderes compreensivos, prezam pela transparência e colaboração. Como são adeptos dos avanços tecnológicos, priorizam qualidade e ética e utilizam a tecnologia para resolver problemas e otimizar o trabalho. Por isso, sua empresa deve apostar em aplicativos e processos produtivos que agilizem, organizem e facilitem a execução das atividades profissionais: isso gera mais qualidade de vida aos funcionários e rentabilidade para o negócio.

Presença virtual e e-commerce

 

Com a internet, os empreendedores possuem mais chances de atingir o público certo de seu produto, além de poder trabalhar e controlar o desenvolvimento da marca, marketing e engajamento. Isso porque, hoje, antes de fazer uma compra, as pessoas pesquisam o item na internet, seja para comparar preços ou mesmo comprar de forma rápida. Com isso, as lojas online são uma ótima pedida para as empresas, pois aumentam a chance de alguém conhecer e comprar da sua marca. Para aumentar a movimentação, você pode oferecer benefícios: de acordo com o estudo UPS Pulse of the Online Shopper, 58% dos consumidores de e-commerce estão dispostos a comprar mais se o frete for gratuito. Por isso, invista em presença digital, seja com um site responsivo, aliado a um e-commerce ou não, seja em campanhas virtuais ou nas redes sociais. Além das vendas, seu relacionamento com o público também irá crescer.

Marketing de conteúdo e inteligência de negócios

 

Uma das melhores estratégias para alavancar o sucesso das empresas são as análises de dados e a conversão deles em informações úteis para a comunicação do empreendimento. A tendência atual é a produção de conteúdo pelas empresas, que utilizam seus sites, blogs ou redes sociais para atingir o público com o que eles procuram. Essa linha é chamada de marketing de conteúdo, aliada ao inbound marketing, que trabalha com o fortalecimento das marcas nos ambientes digitais, entregando conteúdo relevante, baseado nos perfis de seus públicos. Isso nada mais é que pensar de forma inteligente o seu negócio e comunicação.

Em resumo, em 2016, os principais objetivos dos empreendedores devem ser: atingir a geração conectada, estar presente online e pensar em estratégias para fortalecer sua comunicação. E você, o que pensa em fazer na sua empresa?

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