Sustentabilidade: desafios e vantagens

Escrito por humanos

Mesmo sabendo que as micro e pequenas empresas têm uma grande participação tanto na geração de renda quanto na geração de empregos no Brasil, elas ainda podem encontrar obstáculos quando o assunto é gerir uma empresa sustentável. Diversos fatores são apontados como sendo limitantes para a implementação dos princípios da sustentabilidade em micro e pequenas empresas, tais como:

  • Falta de conhecimento sobre o tema;
  • Baixa profissionalização dos administradores;
  • Baixo comprometimento dos gestores;
  • Modelos de gestão hierárquicos e patriarcais;
  • Pressão ainda limitada dos consumidores relacionada aos padrões de compra atual;
  • Necessidade de reagir continuamente às mudanças de mercado;
  • Falta de estrutura e apoio governamental;
  • Falta de integração entre empresas, governo e movimentos socioambientais no país.

Apesar das dificuldades, não se pode negligenciar os impactos ambientais provenientes das atividades desse setor. Dentro de uma sociedade, cada um deve se atentar para as suas responsabilidades e, em relação  a empresas isso não é diferente. Ser uma empresa sustentável garante que a MPE se beneficie ao mesmo tempo em que beneficia a sociedade e o meio ambiente. Confira algumas das vantagens:

  • Redução no consumo de energia e custos da água;
  • Redução dos custos de resíduos de papel e associados;
  • Menor quantidade de materiais utilizados;
  • Recursos Humanos e engajamento dos funcionários;
  • Melhores condições de trabalho e, consequentemente, maior satisfação dos colaborares e aumento da produtividade;
  • Atração e retenção de pessoal;
  • Redução de custos associados com resultados de RH melhorados;
  • Visibilidade da marca e boa reputação;
  • Melhora no desempenho da responsabilidade social corporativa;
  • Integração de estratégias ambientais com planejamento de negócios;
  • Melhoramento no relacionamento com clientes, fornecedores e comunidade.

Sustentabilidade está diretamente ligada à perenidade. Atualmente, a empresa que não refletir sobre seus impactos sociais e ambientais corre um grande risco de não existir no futuro, porque o mercado tem punido com cada vez mais rigor as práticas prejudiciais. Além disso, para quem tem um pequeno negócio, gerir os recursos de forma sustentável pode ser a vantagem competitiva, afinal, o consumidor demonstra estar cada vez mais disposto a apoiar as empresas que contribuem para a melhoria das condições de vida.

E você, adota uma postura sustentável na sua empresa? Compartilhe conosco as suas experiências!

banner-material-rico

Avalie este post

Deixe um comentário