Mesmo sabendo que as micro e pequenas empresas têm uma grande participação tanto na geração de renda quanto na geração de empregos no Brasil, elas ainda podem encontrar obstáculos quando o assunto é gerir uma empresa sustentável. Diversos fatores são apontados como sendo limitantes para a implementação dos princípios da sustentabilidade em micro e pequenas empresas, tais como:
Apesar das dificuldades, não se pode negligenciar os impactos ambientais provenientes das atividades desse setor. Dentro de uma sociedade, cada um deve se atentar para as suas responsabilidades e, em relação a empresas isso não é diferente. Ser uma empresa sustentável garante que a MPE se beneficie ao mesmo tempo em que beneficia a sociedade e o meio ambiente. Confira algumas das vantagens:
Sustentabilidade está diretamente ligada à perenidade. Atualmente, a empresa que não refletir sobre seus impactos sociais e ambientais corre um grande risco de não existir no futuro, porque o mercado tem punido com cada vez mais rigor as práticas prejudiciais. Além disso, para quem tem um pequeno negócio, gerir os recursos de forma sustentável pode ser a vantagem competitiva, afinal, o consumidor demonstra estar cada vez mais disposto a apoiar as empresas que contribuem para a melhoria das condições de vida.
E você, adota uma postura sustentável na sua empresa? Compartilhe conosco as suas experiências!
Deixe seu comentário