Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4,6 minutos

Qual a diferença entre armazenamento e backup em nuvem?

Algar Telecom | 18 de fevereiro de 2019

Com o cloud computing, as empresas têm passado a utilizar novas ferramentas para automatizar processos internos, aumentar a produtividade e trazer mais vantagens para o negócio. É por isso que o armazenamento e backup em nuvem ganharam tanto espaço no mundo corporativo.

Na hora de escolher o serviço mais adequado para a sua empresa, é preciso saber como cada um deles funciona. Confira abaixo as principais diferenças entre o armazenamento e backup em nuvem!

Armazenamento e backup em nuvem: conheça as características de cada um

Para evitar qualquer tipo de confusão quando se trata de armazenamento e backup em nuvem, saiba quais são as funcionalidades de cada serviço e utilize-os de acordo com as necessidades e objetivos da sua empresa. Confira abaixo!

Armazenamento em nuvem

Como o nome sugere, o serviço é usado para armazenar arquivos, sendo uma boa saída para proteger os dados corporativos de possíveis problemas nos computadores, HDs e servidores locais. O Dropbox e o Google Drive, por exemplo, já são bastante populares e utilizados tanto por empresas quanto por pessoas físicas.

A grande facilidade proporcionada pelo armazenamento em nuvem é permitir que arquivos sejam acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, o que inclui tablets e smartphones. Portanto, não importa onde você esteja, em casa ou no escritório, os documentos que você precisa ficam disponíveis a qualquer hora.

Além disso, isso significa ter mais espaço disponível nos computadores. Ao hospedar os dados na nuvem, manter certos arquivos no HD se torna desnecessário. No entanto, fique sabendo que eles não são automaticamente sincronizados com os servidores online.

O processo de subir arquivos na nuvem deve ser feito manualmente e o serviço não produz relatórios para checar o status dos dados armazenados. Portanto, embora ofereça a enorme vantagem de tornar os documentos acessíveis de qualquer lugar, o serviço não garante a total segurança e tampouco cria cópias dos arquivos mais importantes.

Backup em nuvem

Sendo assim, a principal diferença entre armazenamento e backup em nuvem é que o último possibilita criar rotinas de execução de backups. Mas o que isso quer dizer? Isso significa que o serviço faz automaticamente o backup dos arquivos, visando garantir a segurança deles em casos de desastres ou sequestro de dados.

Ainda, os backups podem ser feitos diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente. Dessa forma, você tem acesso ao histórico de alterações e às versões de um mesmo arquivo durante o período selecionado. Isso ainda permite que arquivos corrompidos sejam corrigidos a partir da restauração de versões anteriores.

Mais do que arquivos, o backup em nuvem consegue armazenar até mesmo dados de aplicativos. Trata-se de algo importante para a segurança, pois é possível recuperá-los se algo acontecer. Sendo assim, a união do armazenamento e backup em nuvem é fundamental para a continuidade de qualquer negócio.

O serviço também produz relatórios que mostram se os arquivos da empresa estão seguros. Portanto, o backup em nuvem é o que realmente garante a segurança dos dados, pois é ele quem cria cópias dos arquivos mais cruciais e protege-os de possíveis ameaças.

Como garantir a segurança dos dados corporativos?

Você deve ter percebido que armazenamento e backup em nuvem são complementares, ou seja, o melhor é sempre contar com ambos. Porém, quando o assunto é sequestro de dados com criptografia, por exemplo, é o backup em nuvem que faz a devida proteção.

A dica é usar o armazenamento para os documentos usados rotineiramente e o outro para guardar os dados mais importantes para o negócio, ou seja, aqueles que jamais devem correr o risco de serem perdidos ou sequestrados por invasores.

Ficou interessado em contar com um serviço em nuvem com maior automação e agilidade? Clique aqui e conheça o Cloud Backup!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: