Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Planos para 2017: como construir uma estratégia de sucesso

Algar Telecom | 20 de dezembro de 2016

Quando um ano chega ao segundo semestre, já é possível desenhar o panorama do próximo período, já que as expectativas econômicas estão bem delimitadas. Com a redução da incerteza, são maiores as chances de o gestor ser bem-sucedido no ajuste de sua estratégia, alinhando suas metas aos cenários interno e externo.

Um planejamento estratégico é como um guia para a empresa. É o instrumento que prevê o que deve ser feito para alcançar as metas. Mas ele não é formado apenas de boas ideias e precisa ser periodicamente avaliado, entendendo os pontos positivos e negativos, para que correções e melhorias sejam realizadas. Confira algumas dicas de como construir uma estratégia de sucesso para o próximo ano:

1. Observe e analise 2016

Fazer uma retrospectiva do ano que chega ao fim deve ser um compromisso do empreendedor para começar a definir as principais ações de 2017. Para fazer essa análise, faça algumas perguntas, busque medir os resultados daquilo que foi colocado em prática ao longo dos últimos meses, listando tudo o que deu certo e o que deu errado, pois só assim poderá reforçar ou corrigir alguma ação.

2. Identifique o potencial e as limitações do seu empreendimento

Identifique quais pontos são fortes na sua empresa, quais ainda precisam ser melhorados e liste o que pode ser feito para que em 2017 essa realidade mude. O objetivo dessa etapa é verificar o nível de competitividade da sua empresa nesse momento e o que pode ser feito para destacá-la no mercado.

3. Estude e aprenda com a concorrência

O benchmarking pode ser um instrumento interessante para a construção de sua estratégia para 2017. Estudar a concorrência e observar o que o mercado tem feito diferente de você e com bons resultados é essencial. O objetivo não é copiar ideias, mas aprender com elas. Pode ser um passo decisivo para tornar seu negócio mais produtivo, rentável e competitivo.

4. Defina as metas

Estabeleça objetivos plausíveis para o próximo ano. O empreendedor é quem mais sabe do próprio negócio, portanto, não há pessoa melhor para definir aonde quer chegar e tem as informações que precisa para planejar o seu crescimento. Mas seja realista: como estamos falando de um planejamento anual, não proponha nada que não possa ser cumprido até dezembro de 2017. Isso não significa que objetivos ambiciosos devem ser descartados – eles apenas precisam se adequar à sua realidade.

5. Envolva a equipe

O sucesso está totalmente relacionado ao quão envolvida a equipe está, seja ela formada por um ou 100 colaboradores. Todos devem ser informados sobre as metas e, inclusive, podem participar da sua construção, o que também ajuda a motivá-los.

Como vimos ao longo desse artigo, um bom planejamento é chave para o crescimento da sua empresa no próximo ano. Portanto, dedique um tempo para refletir sobre o momento do negócio e aproveite as dicas para começar hoje mesmo a estabelecer suas metas.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: