Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Os desafios de tecnologia para pequenas empresas

Algar Telecom | 24 de fevereiro de 2017

A tecnologia da informação tem provocado transformações significativas na estrutura das empresas de pequeno porte. Além de auxiliar na redução de custos, as mudanças na infraestrutura de TI garantem poder de diferenciação desses negócios em um mercado marcado cada vez mais pela competitividade. Porém, os desafios ainda são muitos para os empresários que decidem investir em tecnologia de forma estratégica, com base nas necessidades da empresa, e eficiente, com retorno perceptível a médio e longo prazo.

Sendo assim, para que a implantação de recursos de TI seja bem sucedida, é preciso que as empresas realizem um planejamento completo de como serão realizados os investimentos disponíveis para essa área do negócio. Conhecer os gastos com tecnologia, qual a atenção que cada processo recebe e entender o que precisa ser alterado e melhorado para que o uso desses recursos seja inteligente são algumas das tarefas essenciais que esse tipo de planejamento exige. Além disso, para complementar a elaboração desse plano de ação é preciso que o empreendedor faça o mapeamento dos seguintes pontos:

  1. Estratégia

É muito importante que o nicho de atuação do negócio esteja muito bem definido e claro para que as estratégias sejam elaboradas de acordo com a realidade competitiva de cada mercado. Essa ação contribui de forma efetiva para o alcance dos objetivos preestabelecidos pelo empresário para a sua pequena empresa.  

  1. Tarefas

Tarefas bem estruturadas são sinônimo de uma boa administração, por isso mantê-las sempre atualizadas e organizadas é primordial para que o empreendedor identifique quais são os pontos críticos que merecem atenção. Esse trabalho também ajuda a estabelecer a prioridade de quais tarefas necessitam de automatização, por exemplo, o que implica no investimento de recursos de TI.

  1. Sistemas de controle

Para que a empresa não seja pega de surpresa, é essencial que todas as áreas do negócio tenham seus processos bem claros e definidos a fim de que as necessidades financeiras sejam previamente definidas. Para auxiliar nessa tarefa, entra em cena o gerenciamento a partir de sistemas de controle, considerados parte importante do trabalho de mapeamento e manutenção de processos.  

Desafios de tecnologia nas pequenas empresas

Atualmente, a sobrevivência de muitos setores é difícil sem o largo uso da tecnologia da informação. Ao implantar sistemas de TI, as empresas estão, na verdade, investindo em importantes objetivos, como excelência operacional e a criação de novos produtos e serviços, que são considerados essenciais para o funcionamento da empresa como um todo. Mas quais são os principais desafios encontrados pelos empreendedores que desejam investir em tecnologia em seus negócios? Conheça a seguir quais são e como eles podem influenciar no desempenho de uma pequena empresa.

Tríade da governança de TI

Virtualização, mídias sociais e cloud computing: essas são as três áreas da governança de TI que não podem ser deixadas de lado, nem mesmo pelas pequenas empresas. Juntas elas constituem uma parte importante na manutenção da competitividade de um negócio a longo prazo.  Apesar de muitos empreendedores ainda enxergarem a tecnologia da informação como custo e não como investimento, essa visão tem sido modificada principalmente pelos muitos benefícios reconhecidos que essa tríade da governança de TI pode proporcionar aos negócios, por exemplo: aumento da disponibilidade dos serviços, redução do tempo de acesso às informações, maior dinamismo na tomada de decisões, baixo investimento relacionado à infraestrutura de hardware, entre outros.

Segurança da informação

A segurança da informação é um ponto crítico para empresas de todos os portes, mas para as pequenas empresas pode ser ainda mais difícil manter essa segurança se ela não for bem planejada e executada pelos empresários. Manter softwares destinados a backup, criptografia de dados armazenados e monitoramento remoto de TI, por exemplo, são alguns dos desafios enfrentados todos os dias pelos negócios que desejam realizar planejamentos de atuação a longo prazo e aumentar a solidez no mercado.

Ferramentas e sistemas eficientes

Manter sempre em ordem a gestão de todas as informações da empresa é um das formas de garantir aumento da produtividade. Para isso, são necessárias ferramentas e sistemas eficientes de gerenciamento de dados, processos e relacionamento com os clientes, como ERP e CRM. Para que sejam implementados, é necessário que os recursos sejam direcionados para essa finalidade e que a área de TI seja bem estruturada dentro da empresa, de modo que trabalhe a favor do negócio.

Como vimos, a TI pode contribuir de forma positiva para o funcionamento das pequenas empresas, porém essa missão ainda é desafiadora. É imprescindível que o empreendedor faça um planejamento, entenda os processos que constituem todos os setores da empresa e, a partir disso, direcione os investimentos necessários para cada necessidade de tecnologia do negócio. E você, enfrenta outros desafios de TI na sua empresa? Encontrou saídas diferentes das que listamos aqui?  Compartilhe conosco suas observações nos comentários!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: